Menu
em

Estar volta, mas tem data de validade em Ponta Grossa

Foto: José Aldinan / Arquivo DC

Divisor de opiniões da população, o sistema de estacionamento rotativo (Estar) retomou as atividades nesta quarta-feira (3) nas principais ruas de Ponta Grossa. O modelo digital, proporcionado por aplicativo da Cidatec Tecnologia e Sistema, é o que está vigente. A empresa, apesar de investigada pelo Gaeco e ter três sócios que se tornaram réus após a Operação Saturno, aceitou retomar o contrato com a Prefeitura. Contudo, este acordo tem data de validade e o Município precisa de licitação para não ficar sem Estar mais uma vez em 2021.

O vínculo entre as partes vai até o dia 31 de março. A partir de então, Ponta Grossa precisa ter em mãos um novo contrato para o sistema de estacionamento ou assumir por conta. Do contrário, os motoristas ficarão a partir de abril mais dias sem o modelo rotativo de vagas.

A Procuradoria determinou que um novo edital seja preparado de forma imediata para que o sistema digital continue após março. Questionada sobre a situação, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) informou que “no momento, o projeto está sendo elaborado e será divulgado assim que concluídos os trâmites internos”.

Inclusive, a própria Cidatec, caso tenha interesse, poderá participar de uma futura licitação, pois não há decisão judicial que impeça a empresa de participar de processos licitatórios.

A AMTT não planeja retomar os tradicionais blocos de papel. Nem mesmo para fazer sistema híbrido com o digital. “A princípio, a licitação contemplará os mesmos serviços oferecidos pela AMTT atualmente”, antecipa a autarquia.

Perguntado se já tem um modelo de licitação previsto e se poderia adotar um modelo de operação com credenciamento de diferentes empresas, o órgão afirma que “no momento, a Prefeitura ainda trabalha nos dispositivos que serão utilizados”.

Retomada

A volta do Estar é comemorada por aqueles motoristas que estavam cansados de procurar vagas de um lado para o outro nas principais vias do município. Um deles relatou há uma semana que tinha dificuldades até mesmo nos bairros.

“Quando preciso fazer algo está ruim, pois não tem lugar para estacionar o carro. O povo vai trabalhar de carro e deixa lá o dia todo. Tá um caos”, expôs Alex Bueno naquela oportunidade. Ele trafega pelas regiões da Regional de Saúde (Estrela), do Hospital Bom Jesus (Nova Rússia) e na Avenida Visconde de Mauá (Oficinas).

Com a retomada do sistema, 28 servidores voltaram às ruas e aos postos de atendimento. Neste período de suspensão os agentes passaram por cursos de atualização funcional, segundo a Autarquia.

Prazo

O limite para que motoristas que tenham sido notificados no mês de dezembro por não validarem o estacionamento ou excederem o tempo de localização é de 15 dias. Ou seja, esses usuários têm até o dia 18 de fevereiro para regularização.

Reembolso

Segundo a AMTT, motoristas que tenham feito o acionamento de vagas no dia 21, data em que foram suspensas as atividades do Estar, têm direito ao reembolso dos valores utilizados. Esse processo já foi iniciado de forma automática ainda em 2020 pelo órgão. Nos casos em que não houve reembolso a orientação é para que a população abra uma solicitação pelo serviço de atendimento disponível no próprio aplicativo ou através do whatsapp de suporte no (42) 99122-3777.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile