Menu
em

Elizabeth nomeou 83 cargos em janeiro

Foto: Divulgação

Por Patrícia Lucini

Durante o primeiro mês de governo, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), nomeou 83 cargos em comissão na Prefeitura de Ponta Grossa. Do número total de nomeados em janeiro, 19 assumiram cargos de secretários, presidentes de fundações e empresas públicas, que integram o primeiro escalão do governo municipal. Outros cerca de 30 cargos correspondem a chefias de gabinete, além de direção de secretarias. Os demais cargos nomeados correspondem a cargos de assessores de gabinete, superintendentes, entre outros.

Além dos nomeados, cerca de 20 servidores foram designados para cargos em comissão – correspondem aos servidores efetivos que assumiram secretarias, ou de alguns cargos já nomeados que passaram a assumir também coordenação de outros setores.

Ocupados

No dia 30 de dezembro de 2020, a Prefeitura de Ponta Grossa publicou oficialmente a exoneração de 289 cargos comissionados, incluindo secretários municipais, diretores e assessores. Segundo a prefeitura, somente os comissionados em licença de saúde ou licença maternidade não foram exonerados, por impedimento legal – estima-se que sejam 12. Conforme estimativa do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv), os 300 comissionados custavam R$ 1,6 milhão mensal na folha de pagamento da Prefeitura de Ponta Grossa.

Assim, as 83 nomeações realizadas ao longo de janeiro representam 28% dos cargos vagos em dezembro. Segundo a prefeitura, as secretarias e departamentos ainda estão estruturando suas equipes de trabalho, e por enquanto estão sendo priorizadas as contratações mais emergenciais, como de diretores financeiros e administrativos dos setores, funções responsáveis diretamente pelo fechamento da frequência e folha de pagamento, por exemplo.

Nomeados x contratados

A prefeitura de PG salienta, via assessoria de imprensa, que o número de nomeações não corresponde, efetivamente, ao número de contratados. Conforme levantamento feito até o dia 25 de janeiro, dos 68 decretos de nomeação publicados em Diário Oficial até então, o número efetivo de contratações chegava a 49 -, em decorrência de algumas pessoas nomeadas não terem comparecido para efetivar a contratação ou alguma nomeação ter sido revogada. A prefeitura não repassou a atualização dos dados entre os dias 25 e 31 de janeiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile