Menu
em

Educação será 100% integral até 2025

Com 145 Cmeis e escolas e mais de 31 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, a prefeitura de Ponta Grossa pretende realizar, nos próximos dias, a 80ª inauguração de instituição de ensino – entre novas e ampliadas ao longo de seis anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, dos estudantes matriculados atualmente, cerca de 91% está inscrito na modalidade de tempo integral, e a meta é chegar a 100% até 2025.

Entre 2012 e 2019, houve ampliação em 59,5% nas vagas disponibilizada na educação infantil. O crescimento na oferta foi de 26% nas creches. As vagas no ensino fundamental saltaram de 390 para 13.549, afirma a SME.

Não é só na educação pública que o investimento é significativo. Ponta Grossa se mostra favorável também ao setor privado. A Rede Adventista de Educação deve inaugurar, nos próximos meses, sua nova unidade. Um prédio moderno de três pavimentos, com investimento inicial de R$ 18 milhões, voltado ao ensino do infantil 3 ao nono ano. A cidade foi a escolhida para o investimento na região devido ao seu crescimento no setor.

A cidade também é referência na formação superior, com a UEPG – que em 2020 deve ser a primeira integrada por rede de fibra ótica a outras instituições – e com a UTFPR, que recebeu conceito máximo na última avaliação do Inep, com destaque para a modalidade EaD. Instituições privadas também vêm apresentando sua importância no segmento, como a Unopar, através de seus projetos e eventos e a Unicesumar, que inaugurou seu campus presencial há cerca de dois anos, com obra que teve investimento de mais de R$ 15 milhões.

 

Pesquisa

A UEPG, mais uma vez, é destaque internacional. Nesta semana, a universidade enalteceu o nome de Ponta Grossa diante de sua classificação entre as melhores instituições de ensino superior no mundo. A classificação é do World University Rankings 2020 da revista britânica Times Higher Education (THE). O ranking avaliou quase 1,4 mil universidades em 92 países. A disseminação de conhecimento por meio de pesquisas científicas fez com que a UEPG esteja entre as 12 melhores universidades em citações do país. O desafio, para os próximos anos, é fortalecer o ensino e a pesquisa, mesmo com a contenção de recursos realizadas pelos governos estadual e federal neste ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile