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Dicas para fazer bons negócios e aumentar o faturamento no fim de ano

Natal, compra de presentes, décimo terceiro salário. Aproveitando a tradição de fim de ano, pequenas e médias empresas têm a oportunidade de expandir o volume de vendas, estimativa tão esperada na época natalina.

De acordo com pesquisa do Serasa, 63% dos empreendedores elegeram o Natal como o melhor momento para concentrar esforços e aumentar o faturamento.

"Uma dica muito simples, por se tratar de um momento em que se percebe um público maior circulando nas lojas físicas ou efetuando compras nas lojas online, é organizar todos os contatos das vendas realizadas durante o Natal. Melhor ainda, se for possível mapear os clientes que não compraram", indica o inovador e consultor de empresas William Weber.

Por ser uma época de muitas vendas, também é a oportunidade de fidelizar os clientes e programar estratégias que possam beneficiar os negócios nos próximos meses. "A empresa pode oferecer um benefício pós-natal, como um cupom de desconto aos consumidores que voltarem a comprar no estabelecimento no próximo ano.

Confira mais algumas dicas para fazer bons negócios e aumentar o faturamento nesta época:

Como atrair de maneira diferenciada os consumidores no período das compras de Natal?

Com o intenso movimento de consumidores em busca de garantir o carrinho de compras natalinas, não é hora de baixar o preço. Aposte em estoque com um bom custo-benefício ao cliente e tenha um mix de produtos, para que ele tenha mais de uma opção de presentes na sua loja. Vale investir também no clima natalino, com decoração, música, luzes e comidas que remetam a essa comemoração.

Quais são as estratégias específicas de atendimento para fidelizar o cliente a partir deste período?

O bom atendimento fideliza o cliente. O segredo é compreender a expectativa que leva o consumidor a buscar sua loja, seus produtos e fazer com que ele tenha uma experiência de excelência e de encantamento com a sua empresa. Isso o torna um verdadeiro fã da sua marca, que passa a recomendá-la com empolgação, defendendo a qualidade do seu trabalho. Para encantar, é preciso pensar em surpreender. Por isso, pense em alternativas que não são óbvias ao cliente 

Outro ponto importante é a capacitação das equipes que fazem o atendimento por poucos dias, via contratos de emergências, muito comuns em datas como o Natal. Além de um dia de treinamento e integração, é interessante atribuir a eles uma espécie de padrinho, alguém com experiência na empresa, que seja responsável por cada um dos colaboradores. Um bom relacionamento entre as duplas pode inclusive garantir um bom colaborador para o ano.

Por ser uma época de muitas trocas de presentes, como manter o consumidor como cliente frequente?

Isso é um pouco mais difícil e desafiador, porque, na época do Natal, o cliente é atraído por muitas lojas. Uma dica é adicionar junto ao cupom da compra um aviso para que o cliente agende a troca. Isso evitará tumultos durante a troca e qualificará o futuro atendimento.

Outra recomendação válida, para manter o cliente conectado e lembrar de você, é fazer com que ouça histórias verdadeiras da sua marca. Elas ultrapassam nosso consciente e falam diretamente com nosso subconsciente. Pode ser a da sua loja, de como idealizou determinado produto ou de algum cliente satisfeito. Conte essa história na embalagem dos presentes, no discurso do vendedor, na fala do atendente ou em um cartão de natal. Histórias são contagiantes!

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