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Dia Mundial da Bicicleta: uso de bicicleta cresce 14% em São Paulo

No último sábado, 03/06, comemoramos o Dia Mundial da Bicicleta, estabelecido pelas Nações Unidas em 2018 como incentivo aos países em questão de mobilidade urbana e preservação ambiental.

Aqui no Brasil, o incentivo segue em alta. Atualmente, a bicicleta é o modal preferido para 7% dos brasileiros, de acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET.

O estudo apontou ainda, que somente na cidade de São Paulo o uso de bicicletas como meio de transporte aumentou 14% nos dois primeiros meses de 2023. Os dados são em comparação ao ano anterior.

Dados complementares da Aliança Bike registraram que em 2022, 3,77 milhões de unidades foram vendidas. E, com a redução de 3,9% em relação a 2021 do preço médio ao consumidor dos modelos elétricos, a procura por bicicletas à bateria têm crescido.

Perspectivas e desafios do mercado

De acordo com o Boletim Técnico sobre o Mercado de Bicicletas Elétricas 2023 há uma projeção de crescimento de 27% no mercado. Isso equivale a 57 mil unidades até o final de 2023.

No entanto, enquanto o mercado segue em ascensão, cresce, também, o número de roubos e furtos pelo estado de São Paulo. Somente no ano de 2022 17.872 roubos e furtos foram registrados, totalizando um aumento de de 12% em comparação com o ano de 2021.

O site Bicicletas Roubadas, cujas próprias vítimas registram as ocorrências, contabilizou 1681 furtos e 683 roubos apenas no estado de São Paulo neste ano de 2023. Em segundo lugar no ranking está o estado do Rio de Janeiro, com um total de 640 furtos e 286 roubos.

Outro grande desafio está no que tange à infraestrutura específica para o uso das bicicletas. Ao longo de janeiro e fevereiro de 2023, 52 mortes foram registradas no estado de São Paulo. Entre janeiro de 2015 e janeiro de 2023, 2.811 ciclistas perderam a vida.

De acordo com o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo – Infosiga, 56,4% dos acidentes que aconteceram ao longo desses oito anos foram em ruas e avenidas e 33,93% em rodovias.

Por fim, o levantamento apontou ainda que uma infraestrutura específica para o uso das bicicletas é essencial para o incentivo dos ciclistas. E, também, que as cidades têm investido pouco em ampliação de ciclovias e ciclofaixas. Portanto, a falta dessa estrutura ocasiona, dentre muitas situações, acidentes de trânsito.

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