em

Detox pós Páscoa: nutricionista dá dicas para limpar o organismo

A Páscoa já passou, mas os prejuízos para quem cometeu excessos durante o feriado ainda podem estar dando sinais no organismo. Seja pela grande ingestão de chocolates, bebidas alcoólicas ou alimentos pesados e gordurosos em geral, muitas pessoas passam dias, ou mesmo semanas, sentindo os efeitos da alimentação desregrada. O que pode ser feito para eliminar as toxinas do organismo, de acordo com a nutricionista Lorene Yassin, é apostar em alimentos naturais e reduzir imediatamente o consumo de industrializados. A seguir, a profissional explica os prejuízos destes excessos e dá dicas para um detox saudável:

 

Muita comida em um curto período de tempo = inchaço 

Em feriados prolongados como a Páscoa é comum as pessoas consumirem carboidratos em excesso. Geralmente, isso causa uma elevação da glicemia no organismo, fazendo com que haja também um aumento de insulina. Outra coisa que pode acontecer é o inchaço, que pode ser notado em poucos dias, principalmente nos pés e nas mãos. Pode ocorrer ainda um excesso de sódio, principalmente se a pessoa tiver consumido muitos temperos artificiais e alimentos industrializados. Tudo isso pode causar aumento na ansiedade por alimentos com mais carboidratos. Já que, quanto mais carboidratos consumimos, mais nosso corpo sente falta. Em especial o açúcar, que pode ser viciante por conta da sensação de bem-estar que ele promove. Quando a pessoa consome em grande quantidade acontece o chamado ‘ciclo vicioso do açúcar’, que é quando os níveis de glicose no sangue caem e a pessoa quer buscar a sensação de bem-estar novamente e volta a consumir, e assim por diante. O recomendado é quebrar este ciclo o quanto antes, retomando a rotina alimentar normal.

 

Recuperando o organismo: o que fazer e o que evitar 

A princípio deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos super processados, que são aqueles com muitos aditivos artificiais como conservantes, corantes e adoçantes artificiais. Tudo isso só prejudica o inchaço pós feriado, portanto, é muito importante reduzir os industrializados e dar prioridade para alimentos e temperos naturais, como por exemplo, alho, cebola, cheiro verde, e muitos outros.

 

A importância da hidratação neste processo 

Também é muito importante tomar água em quantidade adequada, de 1,5 a 2 litros por dia. No caso de pessoas que praticam atividade física, a quantidade pode ser até maior. A água de coco é muito indicada, principalmente se a pessoa teve algum transtorno intestinal depois do feriado. Ela é uma boa fonte de reposição de potássio e magnésio, portanto é bem interessante para essa recuperação. Além, é claro, dos chás, sem açúcar e não industrializados, feitos a partir da erva natural. Eles têm efeito diurético, o que ajuda muito na questão do inchaço. No entanto, é bom não abusar na quantidade para que o efeito diurético não cause o efeito contrário, deixando a pessoa desidratada. O melhor é que a pessoa procure o nutricionista que a acompanha para ter uma indicação mais precisa, pois os chás, apesar de naturais, não são livres de efeitos colaterais e devem ter sua prescrição individualizada.

 

Feriados e finais de semana não precisam ser sinônimo de exagero 

É possível aproveitar os momentos de lazer sem exagerar na comida e sem passar vontade. Para isso, é necessário que as pessoas selecionem com mais critério o que vão consumir, pois feriados e finais de semana não devem ser sinônimo de exageros, mas sim de convivência com a família e amigos. Logicamente tudo isso envolve também a alimentação, mas é importante não deixar, por exemplo, de comer salada no final de semana, não deixar de lado os hábitos saudáveis e, apesar de comer alimentos diferentes, continuar com uma base alimentar saudável, com frutas e verduras. Fora os alimentos saudáveis, o ideal é selecionar somente o que a pessoa considerar realmente indispensável, que ela tem muita vontade de comer. Muitas vezes, nessas ocasiões, as pessoas acabam comendo muita coisa sem necessidade, só porque está na mesa, ou só porque alguém está comendo. Portanto é bom refletir se realmente quer e precisa consumir aquele alimento, se está com fome ou apenas agindo por impulso e também servir porções menores, evitar comer várias vezes, trabalhar o senso de moderação e equilíbrio. A sugestão é fazer das datas de descanso mais um momento de socialização, para que o foco não seja o alimento, mas sim a distração, a diversão e o convívio.

 

É possível diminuir a vontade de ingerir doces 

Existem diversas formas de reduzir o apetite por doces como, por exemplo, acrescentar canela nos alimentos, ter fontes alternativas do consumo de açúcar, como frutas secas, tâmaras, chocolates com um bom teor de cacau, além de consumir mais alimentos ácidos, como limão e vinagre, por exemplo, que podem ser acrescentados nas saladas. Também é importante reduzir a quantidade de açúcar no café e outras bebidas. As frutas são uma ótima alternativa, pois naturalmente adocicadas e ajudam a reduzir o apetite por doces com alto teor de açúcar. Além destas substituições, é muito importante quebrar o ‘ciclo vicioso do açúcar’, pois reduzindo o consumo, a vontade diminui.

 

MELHORANDO A ALIMENTAÇÃO NO DIA A DIA

– Sempre dê prioridade aos alimentos naturais

– Consuma as frutas, verduras e legumes da época

– Crie o hábito de ir à feira

– Evite alimentos processados

– Usufrua dos benefícios dos temperos naturais (alho, gengibre, açafrão, cheiro verde, etc)

– Evite qualquer tipo de excesso, busque o equilíbrio consumindo alimentos variados

 

 

Bebidas indicadas para o detox do organismo

  • Chá de hibisco, chá de cavalinha, chá de folhas de oliveira, chá de folhas de moringa: em torno de 1 colher de sopa da erva para 500 ml de água quente. Infusão durante 10 a 20 minutos. Coar e tomar sem açúcar durante 1 semana. Consulte seu nutricionista para individualizar a orientação para o seu caso.

 

  • Hábito detox diário: suco de 1 limão em 100 a 150 ml de água em jejum. O limão contém um composto chamado limoneno que auxilia nosso fígado a desintoxicar.

 

  • Bebidas como a Kombucha (chá fermentado por microorganismos) contém substâncias (ácido glucurônico) que auxiliam o fígado a eliminar toxinas.

 

 

SOPA DESINTOXICANTE DE INHAME COM ESPINAFRE

Folhas verde-escuras, como o espinafre, melhoram o funcionamento do fígado, que passa a eliminar toxinas de maneira mais eficiente. Com o inhame, a sopa ganha volume, o que ajuda a saciar a fome sem elevar os níveis de glicose no sangue. Quanto à linhaça, além dos benefícios do ômega-3, esta semente rica em fibras também ajuda a saciar e estimula o intestino a trabalhar melhor. A receita a seguir rende três porções.

Ingredientes:

– 5 inhames médios sem casca

– 1 colher (café) de gengibre em cubos

– meia cebola média picada

– 2 dentes de alho

– 1 xícara (chá) de espinafre picado

– 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada

– 200 ml de água

– 1 colher (chá) de alecrim triturado

– pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparo:

Refogue o alho e a cebola em panela antiaderente. Junte o inhame e a farinha de linhaça. Tempere com pimenta do reino a gosto. Acrescente a água. Ao levantar fervura, coloque o gengibre. Quando o inhame estiver macio, amasse-o com a concha. Adicione o espinafre e ferva por mais dois minutos, até as folhas amolecerem. Sirva no prato e acrescente o alecrim triturado.

 

Lorene Yassin atua como nutricionista funcional e esportiva há 15 anos e é doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.