em

Desconforto dos bebês com gases tem solução

O excesso de gases no aparelho digestivo de bebês, que gera dor e cólicas abdominais – e que está entre as principais causas de choro em recém-nascidos –, pode ser contornado com o uso de medicamentos à base de simeticona, uma substância que age diretamente no estômago e no intestino dos pequenos. Ela diminui a tensão superficial dos líquidos gastrointestinais e faz com que se fragmentem em gotas menores mais facilmente. Com isso, há menos formação das bolhas que retêm os gases, e eles são eliminados com menos esforço.

A manifestação física dos espasmos digestivos e abdominais acompanhados de dor, choro persistente e irritação dos recém-nascidos pode estar associada a diversos fatores, como imaturidade do sistema digestivo, alergias e intolerâncias, hábitos alimentares da mãe, ingestão de ar ao mamar e usar chupeta ou até mesmo causas de ordem psicológica e ambiental. Essa cólica é comum até o fim do terceiro mês de vida, e também pode ser notada pelos movimentos dos pés, rubor, contração na face e nas mãos, sudorese e um certo inchaço abdominal.

“A simeticona pode ser usada em bebês desde que observada a administração da dose correta. Ela é eficiente para tratar o acúmulo de gases já existentes, mas o caminho mais indicado para lidar com essa condição é a utilização de uma abordagem múltipla, que envolve a boa alimentação da mãe, controle ou restrição do uso de chupetas e mamadeiras, criação de um ambiente confortável, priorização do aleitamento materno e acompanhamento constante do pediatra”, afirma o farmacêutico clínico Olavo Rodrigues, mestre em Biotecnologia e superintendente de Assuntos Regulatórios da Natulab, laboratório especializado em medicamentos fitoterápicos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.