Menu
em

Dengue x Coronavírus

Além de perigosas, uma das principais semelhanças encontradas entre a dengue e o novo coronavírus é o público-alvo mais afetado com as duas doenças. Os idosos têm sido os mais acometidos por ambas as patologias e, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, já passaram a ser considerados a faixa etária de maior risco por apresentarem comorbidades, doenças crônicas e imunidade mais baixa aos demais públicos.

"Vemos que 70% dos óbitos por dengue em todo o Brasil são de pessoas acima dos 60 anos. E, provavelmente, teremos um aumento desses casos no país. Somente no Paraná, foram registrados 12 novos óbitos provocados pela doença. Agora, são 49 mortes neste período epidemiológico iniciado em agosto de 2019", informou Ivana Belmonte, coordenadora do Centro de Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde. Os dados são do último boletim divulgado pela Sesa na última terça-feira (17).

Assim como o novo coronavírus, os sintomas da dengue são semelhantes ao Covid-19. "Os sintomas são muito semelhantes como início de febre, que pode variar entre alta e baixa e dores no corpo. Agora a dengue também pode causar dores atrás dos olhos; náuseas; vômitos e manchas na pele", aponta Belmonte.

A coordenadora de Vigilância Ambiental destaca ainda que com o período em que se pede para que as pessoas fiquem em suas residências, a orientação é para que todos cuidem mais do seu quintal e, dessa forma, evitem o criadouro da larva do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

"Agora que as pessoas estão mais em casa, é necessário que elas trabalhem mais nessa questão para eliminar os focos passíveis de eliminação", destaca.

Casos

O Paraná tem hoje 65.524 casos confirmados de dengue – 12.872 a mais que na semana anterior, que totalizava 52.652 confirmações. O aumento é de 24,45%. São 157.472 notificações no estado, registradas em 357 municípios. Os boletins da Sesa são atualizados uma vez por semana, todas as terças.

Em Ponta Grossa, foram registrados, somente em 2020, 27 casos, sendo 22 importados e 5 autóctones (contaminação no município). No ano passado, foram 17 pessoas acometidas, dez a menos que esse ano.

Agentes de endemias

Ponta Grossa conta com uma equipe formada por 60 agentes de endemias que percorrem as residências para orientar os moradores e verificar se existem focos do mosquito nos quintais e evitar que as larvas do mosquito Aedes aegypti se criem.

O setor de Epidemiologia conta ainda com um trabalho conjunto com as equipes de Vigilância em Saúde e com a assistência básica nas Unidades de Saúde. "Aos moradores pedimos que deixem os agentes entrarem em suas residências para eliminar os focos do mosquito", aponta Inglês.

 

Fique atento para medidas que podem eliminar focos do mosquito

 

Vasilhas para animais

Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana.

Pratinhos de vasos de plantas

Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.

Plantas que acumulam água

Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.

Ralos

Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

Garrafas

As garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou de boca para baixo.

Piscinas

Mantenha a piscina sempre limpa, mesmo sem uso. Use cloro para tratar a água e filtre periodicamente.

Calhas

Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

Lixo, entulho e pneus velhos

Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

Caixas d'água, cisternas e poços

Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.

Fonte: http://www.dengue.pr.gov.br/

 

Sobe para 32 os casos suspeitos de coronavírus em PG

Subiu para 32 os casos considerados suspeitos do novo coronavírus em Ponta Grossa. Os números foram atualizados na sexta-feira (20) pela Fundação Municipal de Saúde. Nenhum caso foi confirmado para o município.

Outros 17 já foram descartados e 101 seguem monitorados na cidade, lembrando que o número não abrange somente os casos suspeitos, mas também aquelas pessoas que tiveram contato com pacientes com doenças respiratórias.

Os dados informativos repassados pela Fundação de Saúde vão contra as informações da Secretaria Estadual de Saúde que divulgou 19 casos suspeitos na cidade e 11 descartados.

Riscos

Assim como a dengue, o novo coronavírus afeta principalmente os idosos que são mais vulneráveis ou que apresentam doenças crônicas.

"Por isso, trabalhamos com orientações às famílias sobre os riscos de contaminação com idosos. Uma criança pode estar com o vírus e transmitir aos avós ao frequentarem suas casas. Assim como nas crianças, os jovens possuem mais energia e podem ter a doença sem apresentar sintomas. Por isso, a orientação é para que não sejam realizadas visitas", alerta Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde.

Lopes destaca que é muito importante esses cuidados para evitar ainda mais a disseminação da doença. "Ainda estamos no início, por isso, a importância de identificar essas informações para que todos se conscientizem sobre a importância de ficar em casa, principalmente, os idosos", finaliza. (L.S.)

 

Alimentação é muito importante para fortalecer a imunidade

A hidratação e a alimentação são extremamente importantes para aumentar a imunidade e reduzir os riscos do coronavírus. "É extremamente importante tomar água várias vezes ao dia e a ingestão de proteínas vai ajudar no fortalecimento da massa muscular. Os idosos devem consumir, principalmente, carnes, ovos e soja", diz Maria Goretti.

 

Casos de dengue

Ponta Grossa

27 casos em 2020*

62 casos aguardando resultado

36 descartados

*(dados de janeiro a 17 de março de 2020)

Paraná

65.524 casos desde julho de 2019 a março de 2020

157.472 notificações em 357 municípios

12 mortes*

*(dados de julho de 2019 a março de 2020)

Brasil

94,1 mil casos registrados até fevereiro de 2020*

14 mortes até fevereiro de 2020

*(a reportagem não localizou dados registrados de dengue no Brasil até o mês de março)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile