em

Cursos ajudam na recuperação de jovens em situações de risco

Divulgação

Foto/(Fábio Matavelli): Entrega de 15 notebooks aconteceu na manhã de quinta, na sede do Creas

Cursos de capacitação têm ajudado jovens, entre 12 e 18 anos, em situações consideradas de risco, a inserir-se no mercado de trabalho. O Instituto Mundo Melhor (IMM), projeto de responsabilidade social idealizado pelo Grupo MM, e apoiado por diversos parceiros, é uma das entidades que tem como principais diretrizes o trabalho no desenvolvimento de projetos de apoio às políticas públicas, contribuindo com as comunidades em 38 cidades do Paraná.

Pensando neste propósito, o IMM foi contemplado com um projeto, junto à Justiça Federal, para a compra de 30 notebooks, no valor de R$ 60 mil, que foram entregues para a os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) I e II de Ponta Grossa e também para o Centro de Socioeducação (Cense) do município.

Metade das máquinas foi entregue na manhã de quinta-feira (26) durante solenidade na sede do Creas, região central de Ponta Grossa, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a prefeita interina Elizabeth Schmidt, e representantes do instituto.

Segundo a pedagoga do IMM, Érica Cristina Lemes, os equipamentos serão disponibilizados para que os jovens realizem cursos de capacitação disponibilizados pelo instituto. “Além dos computadores, estamos oferecendo toda a plataforma para os nossos 150 cursos. Então os adolescentes que passarem pelo Creas poderão fazer os cursos em novas máquinas”, explica.

De acordo com Érica, a capacitação ajudará os jovens na inserção ao mercado de trabalho. “Depois dos cursos, eles são encaminhados para vagas de estágios. É uma corrente social que temos junto aos nossos parceiros e que ajudam em todas estas questões sociais”, comenta.

Para Elizabeth Schimidt, a entrega dos computadores representa a transformação de vidas. “Firmamos uma ato de compromisso com o IMM que oferece cursos de várias áreas de interesse dos adolescentes que irão usufruir disso e que levarão pra casa todos os conhecimentos adquiridos”, ressalta.

“Certamente, os cursos irão contribuir para a qualificação dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e a sua inclusão no mercado de trabalho com um currículo bem completo”, complementou Solange Kazumi Shimoishi, coordenadora do Creas I.

Capacitação

Somente no ano passado, as 110 unidades do IMM beneficiaram mais de 16 mil pessoas. Somente o projeto Expresso de Informática, veículo de inclusão digital e qualificação profissional, atendeu mais de 3 mil pessoas em 2016.

O projeto objetiva levar inclusão digital e qualificação profissional de forma itinerante, para diversas comunidades. Ele atua em instituições assistenciais do município de Ponta Grossa, escolas municipais participantes da Maratona Intelectual, unidades prisionais em regime semiaberto, entre outros locais.

Além do Expresso de Informática, o instituto conta com programas para mães, de estágios, ambientes virtuais de aprendizagem e para educadores da educação infantil.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.