O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) definiu por eleições diretas os 174 inspetores que irão atuar em todo o Estado, no mandato 2021-2023. Nas três Inspetorias (Ponta Grossa, Castro e Telêmaco Borba) que fazem parte da regional do Crea-PR, em Ponta Grossa, foram reeleitos seis inspetores e eleitos outros sete.
Conforme o gerente regional do Crea-PR, em Ponta Grossa, o agrônomo Vânder Della Coletta Moreno, o inspetor tem “a função de aprimorar o processo fiscalizatório do Conselho, exigir e buscar a efetiva participação dos profissionais nas obras e serviços e contribuir nas discussões de Políticas Públicas de desenvolvimento do Estado”.
Votaram 2.813 profissionais do Paraná. Foram eleitos inspetores de seis modalidades, um para cada Câmara Especializada: Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Engenharia Química, Geologia e Minas, e Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho), em cada uma das 35 inspetorias do Crea-PR, totalizando 210 vagas.
Somente na regional de Ponta Grossa, 167 profissionais manifestaram seus votos. Para a Inspetoria de Ponta Grossa foram preenchidas as seis vagas, sendo que dois inspetores foram reeleitos. Na Inspetoria de Castro, os quatro profissionais escolhidos também foram reeleitos e, a Inspetoria de Telêmaco Borba, o quadro se renova, com três Inspetores. Todos eles tomam posse com o novo presidente do Crea-PR, no dia 1º de janeiro de 2021.