Menu
em

Covid-19 exige que 7,5 mil pessoas fiquem em casa neste domingo em Ponta Grossa

Cerca de 7,5 mil ponta-grossenses podem estar impedidos de votar, durante as eleições deste domingo (15), devido a contágio pela covid-19. O número se baseia nos dados do boletim da doença em Ponta Grossa, divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) na última sexta-feira (13). A covid-19, possivelmente, irá aumentar o número de ausências nos locais de votação.

São 2.938 em isolamento domiciliar com o contágio já confirmado por meio de exames. Outras 4.603 pessoas também em isolamento, porque estão com sintomas e aguardam exames ou porque convivem com pessoa suspeita de contágio. O número total (7.541) não traz informações de idade. Possivelmente há pacientes que não estejam na faixa etária que garante direito ao voto. Até sexta-feira, eram 7.849 casos confirmados, dos quais 4.728 são considerados recuperados.

Orientações do TSE

No caso específico da doença, a Justiça Eleitoral orienta, no Plano de Segurança Sanitária, que o eleitor fique em casa se estiver com febre no dia da votação ou tiver contraído Covid-19 no período de 14 dias antes do dia da votação. Quem deixar de votar por essa razão deve apresentar documento, como atestado, declaração médica ou teste que comprovem a condição.

Em caso de ausência às urnas, o eleitor tem até 60 dias para apresentar justificativa ao juiz eleitoral. Para tanto, deverá exibir o documento comprobatório, ou, na ausência de documento, expor suas razões.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile