Menu
em

Contabilidade no século XXI

A contabilidade tem registros que datam de mais de quatro mil anos, sofrendo evoluções constantes no século XX, mas nada se compara as mudanças que houveram nos últimos quinze anos.

Do antigo “guarda livros” praticamente nada restou, apenas lembranças de um profissional responsável pela escrituração manual dos registros contábeis de uma empresa.

Com a introdução da internet na década de noventa, a figura do contador sofreu a maior evolução de toda a história da profissão contábil. Desde as simples conferências contábeis até uma auditoria minuciosa tiveram mudanças.

Hoje, nós contadores, somos responsáveis pela saúde financeira de uma empresa, pesquisamos ramos de atividades e sua viabilidade, efetuamos estudos tributários, atualizamo-nos diariamente através informativos, cursos, palestras, especializações, informamos diariamente ao fisco, através de declarações nos âmbitos municipal, estadual e federal. Registramos as despesas e receitas mediante lançamentos contábeis, emitimos relatórios, previsões e relações de faturamento para clientes, bancos,  financeiras e fornecedores, efetuamos a folha de pagamento bem como todos os encargos trabalhistas, geramos lançamentos fiscais com emissão de impostos, enfim, toda a burocracia passa pela nossa rotina de trabalho.

Tais informações e registros estão todos interligados, já que hoje quase todos os lançamentos são registrados on-line através do SPED, Sistema Público de Escrituração Digital, possuimos certificação digital, os chamados e-CPF e o e-CNPJ, as notas fiscais estão gradativamente se tornando eletrônicas, as chamadas NFe, toda a documentação está sendo digitalizada, as normais contábeis estão sendo convergidas para as normas internacionais, com a sigla IFRS, fazendo com que nossa rotina diária se torne rápida, ágil e precisa.

Além de todas as informações citadas, fica o principal, a responsabilidade técnica do contador em enviar tais informações ao fisco e a sociedade em geral, colocando seu nome em prova para quaisquer esclarecimentos.

Portanto, é imprescindível a valorização e a união da classe contábil, para melhores condições de trabalho favorecendo não somente os contadores, mas o governo e a sociedade em geral. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile