Menu
em

Conselho permite estudo para novo uso do entorno do Lago de Olarias

Novo zoneamento ainda deverá ser aprovado pelo conselho para, então, ser analisado pela Câmara

Imagem da proposta de novo zoneamento do entorno do Lago de Olarias, em Ponta Grossa

Proposta de zoneamento privilegia atividades de comércio e serviços

O Conselho da Cidade de Ponta Grossa autorizou, na manhã desta quarta-feira (22), o prosseguimento dos estudos para que sejam estabelecidos os novos parâmetros de zoneamento para a região dos lagos de Olarias. Esses novos parâmetros ainda serão submetidos à apreciação do Conselho e, se aprovados, encaminhados à Câmara Municipal, para aprovação final.

Lago de Olarias

Esse foi o resultado da 4ª Reunião Ordinário do ano 2021. O encontro ocorreu na forma virtual, via aplicativo Google Meet, ocasião em que os conselheiros discutiram, pela primeira vez, proposta de mudança no zoneamento do entorno do Lago de Olarias.

O assunto foi tema de reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, também nessa quarta-feira, quando foi detalhada parte da proposta encaminhada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan) para apreciação do Conselho.

A sugestão inclui a criação da Zona Especial Lago de Olarias I e da Zona Especial Lago de Olarias II. Na prática, as novas áreas permitiriam a instalação de edifícios de 4 a 14 pavimentos, dependendo da localização, e estimulariam a ocupação de vazios urbanos, também com a oferta de comércio e serviços.

O detalhamento de uso do entorno se mostra necessário como forma de evitar a especulação imobiliária e surgimento de terrenos baldios, e também para garantir arrecadação adequada de IPTU, além de  garantir a preservação das áreas cortadas por arroios e pela vegetação que compõem o Parque de Olarias.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile