As festas de Natal e Ano Novo são repletas de saborosos pratos salgados e sobremesas irresistíveis que, muitas vezes, aparecem somente nesta época do ano e, com isso, abrem caminhos para os exageros na alimentação. Com isso, a ingestão de carboidratos e açúcares excedem o recomendável.
Para a professora de enfermagem da Anhanguera – Pirituba, Luciene Rodrigues Barbosa, exagerar nos alimentos, principalmente aqueles ricos em gordura e açúcares é uma realidade nesse período. "O consumo excessivo pode levar a desconfortos relacionados a má digestão, como refluxo, náuseas e dores abdominais. Para os portadores de doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão, o cuidado deve ser dobrado", alerta.
Outro fator que requer atenção, é o consumo de bebidas alcoólicas, que, se consumida em excesso, pode levar a embriaguez, coma alcoólico ou, até mesmo, problemas graves no fígado. Segundo Alessandra Esquivel, docente de enfermagem da instituição, a dica é revezar as bebidas com a ingestão de água ou suco.
Além dos cuidados relacionados com a alimentação, outro item que merece cuidado é a qualidade do sono. "Com tantas comemorações é frequente dormirmos menos horas do que o habitual, o que pode ocasionar um déficit de concentração e, até mesmo, a queda de imunidade. Procure se programar para dormir o suficiente e estar descansado para as comemorações", finaliza a Alessandra.