em

Cimsamu abre processo contra empresa que geria o consórcio

Socorrista ajusta ambulância do Samu
O atendimento ocorre 24 horas ininterruptamente durante os sete dias da semana (foto: Arquivo DC)

O Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (Cimsamu) passou a ser administrado por uma nova empresa desde o dia 28 de dezembro, porém as questões administrativas e judiciais que envolvem esse processo ainda não foram todas resolvidas.

Segundo nota oficial da assessoria de imprensa, a empresa Pró Ativo Gestão de Saúde, que prestava serviço, parou de prestar atendimento porque “deixou de cumprir alguns requisitos apontados no Termo de Referência contido no processo de contratação, e, portanto, teve seu contrato rescindido”. De acordo com a nota oficial, a Salva Serviços Médicos de Emergência Ltda, empresa que ficou em segundo lugar no processo licitatório, assumiu a gestão das ambulâncias.

Na efetivação de mudança das empresas, a direção do Cimasamu publicou no Diário Oficial da Prefeitura de Ponta Grossa as supostas irregularidades que a empresa Pró Ativo Gestão de Saúde teria cometido. Segundo o documento, alguns funcionários que estavam assumindo o serviço sofreram coação e constrangimento, além disso, a Pró Ativo Gestão de Saúde teria levado equipamentos e insumos que eram utilizados nos atendimentos da população.

O texto aponta que em Ponta Grossa a empresa teria retirado material de consumo da ambulância e do almoxarifado e móveis do local. Já em Castro, cilindros de oxigênio também teriam sido retirados. O documento revela que a empresa também teria cometido irregularidades nas cidades de Irati, Telêmaco Borba, Imbaú e São João do Triunfo.

A assessoria de imprensa do Cimsamu, disse por meio da assessoria de imprensa, que o atendimento não foi prejudicado e que os equipamentos já foram repostos. A direção do Consórcio ainda aplicou uma multa de R$ 56 mil para a empresa Pró Ativo Gestão de Saúde.

Defesa

A equipe de reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais procurou a direção da empresa Pró Ativo Gestão de Saúde por meio dos telefones oficiais da empresa e do consultório de um dos sócios proprietários, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. Segundo informações do Diário Oficial, a empresa tem cinco dias úteis para apresentar a defesa prévia sobre as supostas irregularidades apontadas no documento divulgado.

Equipes

As equipes que trabalham no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) são compostas por médicos, enfermeiros e condutores nas ambulâncias de suporte avançado e de técnicos de enfermagem e condutores nas ambulâncias de suporte básico. O atendimento ocorre 24 horas ininterruptamente durante os sete dias da semana. O Cimsamu abrange 19 municípios dos Campos Gerais com uma população de aproximada de 835 mil habitantes.

por Melissa Eichelbaun

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.