em

Cidades e suas pessoas são tema do novo livro do escritor

“As cidades são pessoas, o resto é farofa”. É assim que começa a nova obra do jornalista e escritor Nilson Monteiro, velho conhecido de Ponta Grossa, que lança por aqui a sua 13ª obra – “A cidade e seus cúmplices” – na próxima segunda-feira (29).

Com 47 anos de carreira, Nilson se diz um apaixonado por jornalismo e por cidades. Juntando a verve de escritor – que desenvolveu ainda na infância em cartas que escrevia para sua mãe, no mais puro estilo Henfil – às viagens e observações que faz como bom repórter, sai do forno mais um livro de crônicas. Não à toa que o professor e escritor Marco Cremasco, ao apresentar a obra, afirma que se trata de “uma torrente de paixões”, com crônicas em formato de poesia.

De acordo com Monteiro, o livro traz uma visão sobre os lugares, mas principalmente sobre as pessoas. “Cidades não existem sem pessoas. Uma cidade não é sua arquitetura e seus prédios, é quem vive nela. O que diferencia Nova Iorque de Curitiba são seus moradores, prédio tem em todo lugar”, ressalta ele, que há 30 anos habita a capital paranaense.  

E sua visão vai mais longe, se nos bares nascem as melhores conversas, como gosta de dizer, há muitas coisas que definem um bom lugar. “As cidades precisam ter algo de cinza, algo de sórdido, algo de solidão, algo de velho, algo de identidade própria. Precisam ter história, prédios fantasmas, um romance em cada janela, o feijão no fogo, milhares de cortiços nas entranhas dos edifícios, declarações de amor nas esquinas”.

A dualidade de paixões já fez Nilson girar à beça. Nascido em Presidente Bernardes, no estado de São Paulo, ainda adolescente se tornou um legítimo pé-vermelho londrinense. “Foi em Londrina que vivi os melhores anos de minha vida”, conta. E esse amor explícito pela cidade marca várias das crônicas do novo livro que traz apontamentos de uns tantos lugares que conheceu e que morou.  

E no coração corintiano de Nilson Monteiro também tem lugar para a Princesa dos Campos Gerais. “Gosto muito de Ponta Grossa, tenho amigos aí, bons amigos. Uma vez fiquei uma semana trabalhando no Diário dos Campos para montar um caderno especial sobre o crescimento da cidade. Vi o sol nascer lá do Parque Industrial com os prédios de fundo, uma visão maravilhosa”, recorda entusiasmado.

O lançamento de “As cidades e seus cúmplices” está marcado para às 19 horas na Livraria Curitiba (Shopping Palladium). O evento é aberto ao público e Nilson estará lá, para autógrafos e uma boa dose de conversa.

 

Serviço

“As cidades e seus cúmplices” (Editado pela Banquinho Publicações)

Data: 29 de outubro, às 19h

Livraria Curitiba – Shopping Palladium (Rua Ermelino de Leão, 703).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.