em

Campanha de vacinação contra o sarampo termina na sexta com baixa procura por vacinas

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo termina nesta sexta-feira (13) com baixa procura em Ponta Grossa. Iniciada no dia 10 de fevereiro, a campanha preconizou o público de 5 a 19 anos, além de adultos de 20 a 29 anos que, de acordo com os casos analisados no Paraná, foi a faixa etária mais atingida pela doença. As crianças menores de um ano e pessoas até 59 anos também puderam ser imunizadas.

Dados da Fundação Municipal da Saúde, apontam que de 10 de fevereiro a 11 de março, foram vacinadas mais de 5 mil pessoas. A meta em Ponta Grossa, no entanto, era vacinar 50 mil adultos dos 20 aos 29 anos. Nesse grupo prioritário, apenas 2277 procuraram pela imunização.

As unidades de saúde da cidade também confirmaram baixa procura pela vacina durante essa semana. No posto Cyro de Lima, no bairro de Oficinas, por exemplo, foram aplicadas apenas 36 doses contra o sarampo de segunda (9) a quarta (11).

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Acácia Nasr, muito além dos cuidados com a prevenção do novo coronavírus, também é necessário ficar atento com a vacinação contra o vírus do sarampo. "O sarampo é uma infecção viral aguda altamente contagiosa, por isso, a importância da imunização", aponta.

Salas de vacina

Para quem ainda não se imunizou, Ponta Grossa conta com 21 salas de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 13 às 16 horas. A lista de unidades de saúde completa pode ser conferida em http://www.pontagrossa.pr.gov.br/files/salas_vacina_2020-_divulgacao.pdf. Para a imunização, deve ser apresentada a carteira de vacina, um documento com foto e o cartão SUS. As vacinas também vão continuar disponíveis nas unidades até o término da campanha.

Prevenção

Preocupadas com a saúde dos filhos, as mães Jéssica Aparecida Cândido e Marilaine Gouveia da Silva, contam sobre a importância da imunização. "O meu bebê já tomou as duas doses da vacina contra o sarampo. É importante estar atenta aos prazos justamente por conta desses surtos que está ocorrendo", conta Jéssica, mãe do Carlos Cândido Gonçalves Castro, de 1 ano e 1 mês.

"A vacina previne contra diversas doenças, por isso, sempre busco deixar a carteirinha de vacinação dela atualizada", diz Marilaine, mãe da Mirella Gouveia Taborda, de 9 meses.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaléia, indisposição e diarreia também podem ocorrer.

Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Casos

O Paraná já registrou 16 novos casos confirmados da doença desde a última atualização, em 19 de fevereiro. No total, são 891 casos confirmados em 42 cidades, desde 29 de agosto do ano passado. Outros 1820 pacientes estão em investigação no Estado. De acordo com o boletim divulgado pelo Estado do Paraná, na última semana, 468 casos confirmados são de pessoas de 20 a 29 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.