em

Caminhada em PG chama a atenção para o Dia Mundial do Autismo

Uma caminhada realizada na manhã de sábado (1), na região central de Ponta Grossa, teve o objetivo de chamar a atenção da população para o Dia Mundial e Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. A ação foi realizada pela Associação de Proteção aos Autistas (Aproaut) e contou com a presença de crianças atendidas pela entidade, pais de alunos e profissionais de diversas áreas.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico caracterizado por uma síndrome comportamental que envolve dificuldade de interação social e de comunicação. Também pode estar associado a dificuldades no desenvolvimento e deficiência intelectual. A data foi criada para alertar a população e derrubar preconceitos sobre o transtorno que acomete milhares de crianças.

 

Fábio Matavelli
Caminhada chamou a atenção da população sobre o transtorno que acomete milhares de crianças

 

Além da caminhada, ações diferenciadas foram realizadas ao longo da semana na cidade como panfletagem com informações sobre o autismo no Terminal Central e palestra com profissionais para os pais dos alunos da Aproaut.

Diagnóstico

Embora o diagnóstico definitivo do autismo só possa ser firmado após os três anos de idade, a identificação de risco deve ser feita precocemente. Por isso, os pais devem ficar atentos às principais características do transtorno como, por exemplo, dificuldades com a fala e falta de interação com os familiares.

“Os pais devem levar os filhos ao pediatra se notarem qualquer mudança no comportamento. Na maioria dos casos, a criança está apática e não esboça nenhuma reação. No entanto, os pais dificilmente reparam no comportamento e as características são percebidas somente na escola”, explica a diretora da Aproaut, Magda de Fátima Mincov Tenório.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.