em

Câmara de Arapoti aprova concessão do Hospital 18 de Dezembro

Foto de sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arapoti, nos Campos Gerais
Proposta em primeira discussão foi aprovada com sete votos contra um (Foto: Divulgação/Câmara de Arapoti)

A Câmara Municipal de Arapoti aprovou, em primeira discussão, na última sessão ordinária do ano, na segunda-feira (13), por sete votos a um, o projeto de lei 2308/2021, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a prefeitura a firmar contrato de concessão do Hospital 18 de Dezembro para a iniciativa privada. A proposta foi aprovada com sete votos favoráveis contra um; apenas o vereador Dikinho (Podemos) votou pela reprovação da matéria.

Para seguir para sanção do prefeito Irani Barros (PSDB), o projeto precisa passar ainda por segunda votação em sessão extraordinária, convocada para a próxima quinta-feira (16), às 9 horas, com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais do Poder Legislativo. A pedido dos vereadores, no entanto, a segunda votação do projeto só vai acontecer após a realização de audiência pública que vai apresentar e debater o termo de referência do projeto, que é o documento em que se especifica o objeto a ser licitado, bem como todos os elementos necessários para a contratação e execução do serviço. A audiência convocada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) acontece nesta quarta-feira (15) às 19 horas, na Câmara Municipal de Arapoti.

Proposta

O projeto do Poder Executivo prevê a concessão de administração e uso das instalações do Hospital 18 de Dezembro – para efetivar a sua reabertura – para uma empresa terceirizada, a ser definida através de processo licitatório. Estão previstos a reabertura do centro cirúrgico, bem como atendimento de urgências e emergências clínicas 24 horas. Segundo a proposta, também haverá atendimento ortopédico e obstétrico.

Segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares, em 2020 o Hospital 18 de Dezembro transferiu para outros estabelecimentos hospitalares mais de 1,2 mil pacientes de média e alta complexidade, uma média de três pacientes por dia. “Com a reabertura do centro cirúrgico para cirurgias de média complexidade mais de 70% dos pacientes deixarão de ser encaminhados para outros municípios e serão atendidos em nosso hospital. Será oferecido mais conforto ao paciente por não precisar se deslocar de sua cidade para realizar um procedimento; com a diminuição das viagens teremos uma redução de custos com combustíveis, diárias e manutenção dos veículos”, justificou a Prefeitura.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.