em

Cadeia Pública de Ponta Grossa tem 85% das obras executadas

Obras Cadeia Pública Ponta Grossa
Presos vão para a nova cadeia pública de PG, que será inaugurada em abril. Foto: José Aldinan

A nova Cadeia Pública de Ponta Grossa está com 85% das obras executadas e a previsão de entrega é ainda para o primeiro semestre deste ano, conforme apontou a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP -PR). O prédio faz parte de um projeto do Governo do Estado de ampliação do sistema prisional no Paraná, com o objetivo de desafogar as carceragens das delegacias.

As obras começaram em setembro de 2019, a partir de um investimento de R$ 19,8 milhões. Inicialmente, a previsão de entrega estava prevista para novembro de 2020, mas foi impactada pela pandemia.

Segundo a SESP, parte da estrutura já está pronta e a construção entrou na fase de instalações da parte hidráulica e elétrica, além dos acabamentos. Na manhã dessa quinta-feira (13), um caminhão entregou as grades que irão dividir as celas. O material veio de Cascavel.

Obras Cadeia Pública Ponta Grossa
Caminhão entregava, nessa quinta-feira, grades que irão dividir as celas da nova Cadeia Pública. (Foto: José Aldinan)

Estrutura

O novo complexo vai contar com um espaço de 6.800 metros quadrados e vai disponibilizar 752 vagas para a custódia de detentos, do sexo masculino, em regime fechado. A nova cadeia também terá dez módulos em sua estrutura, sendo quatro espaços de vivência coletiva e seis de vivência individual. Ainda de acordo com a SESP , a unidade terá área destinada à assistência à saúde, salas de aulas e bibliotecas para ajudar na ressocialização dos presos.

“O projeto é padrão do Governo Federal e inclui áreas de detenção e tratamento penal, incluindo salas de aula. Também possui celas individuais e coletivas que atendem questões de isolamento térmico e ventilação conforme exigência da Lei de Execução Penal, além de muralha em todo o perímetro, com guaritas nos pontos estratégicos”, explicou o coordenador regional do Departamento Penitenciário de Ponta Grossa, Maurício Ferracini.

Modelo estadual

Outras duas Cadeias Públicas também estão sendo construídas, seguindo o mesmo modelo da unidade de Ponta Grossa, todas com previsão de entrega ainda para o primeiro semestre de 2022. São as unidades de Foz do Iguaçu, na região Oeste, e em Londrina, no Norte. As outras duas unidades também vão disponibilizar, cada uma, 752 vagas.

Transferências

A ampliação das unidades penais caminha junto com a criação da Polícia Penal e o programa de retirada de presos das carceragens da Polícia Civil. Com a remoção, os detentos ficam sob gestão do Departamento Penitenciário (Depen). O processo teve início no final de 2020, totalizando 10,3 mil presos já transferidos aos devidos locais de custódia em todo o período.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.