em

Avenida Monteiro Lobato pode ser incluída em Zona Comercial

Trecho ainda com baixa ocupação pode ser incluída em Zona Comercial

Alteração deve atingir, principalmente, áreas ainda sem ocupação / FOTO: José Aldinan

A Avenida Monteiro Lobato, principal via de ligação entre o Bairro Jardim Carvalho e o Centro de Ponta Grossa, e um dos principais trajetos para entrada e saída da cidade, pode ter as regras para sua ocupação alteradas.

Enquanto o município não conta com um Plano Diretor Municipal (PDM) atualizado, cabe à equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) avaliar pedidos de mudança no zoneamento da cidade. No início dessa semana, o Conselho Municipal da Cidade realizou a terceira reunião ordinária do ano. Entre os itens em pauta estavam alterações em quatro regiões de Ponta Grossa. Uma delas, na Avenida Monteiro Lobato.

Mudança na Avenida Monteiro Lobato

O pedido se referia, especificamente, ao trecho existente entre a Rua Chafic Cury e a Rotatória que conecta à Rua Antônio Saad. A avenida tem cerca de 4,8 quilômetros, e aproximadamente 3 quilômetros podem vir a ser incluídos em Zona Comercial (ZCOM).

O Iplan, após análise, emitiu parecer técnico no qual informa que já era intenção ampliar a permissão de uso da avenida. “A intenção do plano para a região era estender paulatinamente, em próximas revisões do PDM, o aumento da densidade em direção ao bairro. Sendo assim, a solicitação não coincide o planejado, e não acompanha sua estratégia, porém, não diverge em relação à Av. Monteiro Lobato ser capaz de suportar altas densidades”.

Zona comercial

Segundo consta no site da prefeitura, a ZCOM permite construções isentas de recuo frontal até a altura de nove metros, ou três pavimentos. Também permite prédios com até 15 pavimentos, estimulando o adensamento populacional e o surgimento de novos pontos de comércio e serviços. De acordo com o Iplan, a Monteiro Lobato é uma via larga para os padrões de Ponta Grossa, com fácil acesso ao transporte público e baixa densidade no trecho solicitado.

Análises técnicas

O Conselho tem acatado pedidos de mudança, seguindo as orientações do Iplan. Dessa vez não foi diferente. A proposta, aceita pelos membros do grupo, agora segue para votação da Câmara Municipal de Vereadores. Existe grande chance de aprovação. O pedido de mudança de zoneamento partiu, inclusive, do vereador Pastor Ezequiel Bueno, conforme detalhado no trâmite do processo, ao qual a reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais teve acesso.

Bairro Oficinas

Outro pedido que teve parecer favorável do Iplan se refere à Rua General Polidoro, no Bairro Oficinas. O trecho entre a Avenida Visconde de Mauá e Rua Prof. Kamal Tebcherani pode ser incluído em Zona Comercial. Na proposta do novo Plano Diretor, a região poderia ser adensada  dentro da  Zona de Estruturação Urbana I e Zona Mista III, que são de alta e média densidade. Assim, “a solicitação, embora não coincida exatamente com o plano, não diverge a ponto de impactar negativamente ou descaracterizar o proposto”. A mudança deve ser votada pela Câmara nos próximos dias.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.