em

Articulação de Bakri garante ICMS inalterado para cigarro

Foto do deputado estadual Hussein Bakri
FOTO: ARQUIVO DC

O líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Hussein Bakri (PSD), em uma articulação junto ao governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e ao chefe da Casa Civil, Guto Silva; e secretário estadual da Fazenda, Renê Garcia, garante ICMS inalterado para cigarro no Estado.

Isso depois que projeto de lei do governador Ratinho Júnior para instituir no Paraná um auxílio alimentação para policiais civis e militares no valor de R$ 600 protocolado na Alep sugere que a medida seria custeada pelo aumento de 2 pontos percentuais no ICMS dos cigarros e demais fumígenos.

Agora, uma emenda de Bakri e deputados da base governista retirou esse trecho do projeto, fazendo com que o benefício seja custeado com o corte de despesas em algumas áreas do Governo. A manutenção do ICMS inalterado para cigarro, no entendimento de Bakri, fortalece a agricultura familiar e a manutenção de empregos e renda em 131 municípios que produzem tabaco, sobretudo nas regiões Sul e Centro-Sul do Paraná. “Além disso, evita a perda de mercado para Santa Catarina e o aumento do contrabando para fugir da carga tributária”, afirma. Conforme o líder do Governo, no Paraná são 28 mil produtores de fumo, que movimentam quase R$ 1 bilhão e respondem por mais de 30% da produção do país.

Participaram de reunião para discutir o assunto e pleitar a mudança do projeto Fabiano Machado e Cleber Silveira, da Abifumo; Guatimozin Santos, do Sinditabaco; Fabio Aguayo, do setor de bares e casas noturnas; e os prefeitos Abimael do Valle, de São João do Triunfo, e Leandro Jasinski, de Rio Azul, cujos municípios são os dois maiores produtores de fumo do Paraná.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.