em

AMTT deve transferir agentes de EstaR para o Trânsito

Edital possibilita que agentes do EstaR se preparem para mudar de função

Objetivo é ampliar número de agentes que ordenem trânsito e fiscalizem irregularidades / Foto: Arquivo DC

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) acaba de abrir as inscrições para o Processo Seletivo para Designação de Agentes para o Exercício de Fiscalização de Trânsito 01/2021. A participação é direcionada, especificamente, aos agentes que fiscalizam o Estacionamento Regulamentado (EstaR), e propõe transferir os profissionais de um departamento para o outro.

Agentes de EstaR

A AMTT conta com agentes responsáveis por fiscalizar infrações e ordenar trânsito, e outros responsáveis por identificar irregularidade no uso das área de Estacionamento Regulamentado.

Embora isso não fique claro para a maioria das pessoas, a divisão é bem clara dentro da autarquia. O processo seletivo é um dispositivo previsto em lei e que serve para atender a demanda de agentes na fiscalização de trânsito. 

Agentes de Trânsito

Apesar de o processo seletivo ser para formação de cadastro reserva, a demanda por novos agentes de trânsito é evidente. Ao longo dos últimos anos, o Município ampliou o número de agentes na fiscalização do EstaR, enquanto que na fiscalização de trânsito o número de profissionais não cresceu na mesma proporção.

Segundo informado pela AMTT à reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, o Município conta com 50 agentes de EstaR, enquanto que no Trânsito são apenas 16. Para reduzir essa disparidade, uma das estratégias consiste em remanejar os agentes de um departamento para o outro.

Provas e curso

Para que isso ocorra, os agentes do EstaR interessados deverão fazer a inscrição, diretamente na sede da AMTT, entre os dia 8 e 15 de outubro. Após homologadas as inscrições, os candidatos passarão por prova objetiva e um rigoroso teste de aptidão física.

Os aprovados farão curso de capacitação, que também será uma das formas de classificação. Eles irão compor uma lista, e os chamamentos para integrar o Departamento de Trânsito ocorrerão conforme o interesse da administração.

Mas, e o EstaR?

A reportagem questionou ao Município se, ao transferir agentes do EstaR para o Trânsito, o atendimento do EstaR não seria comprometido. A AMTT informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “não há previsão da incorporação de novos agentes do EstaR, uma vez que o número atual já supre a demanda e pode absorver eventuais transferências de agentes para a fiscalização de trânsito”.

Recentemente, o Diário dos Campos e portal dcmais mostrou que o uso de tecnologia deu agilidade à fiscalização do EstaR, que antes era feita de forma analógica e individual. Isso foi possível através do uso de aplicativo de smartphone para registrar uso de vaga, aliado à circulação de dois veículos que automatizam a fiscalização com uso de câmeras OCR.

Os detalhes do edital estão no Diário Oficial de quarta-feira (6)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.