em

Acompanhe estas sete tendências em decoração de quartos infantis

As tendências em decoração de quartos infantis também mudam ano a ano e têm seguido cada vez mais uma linha prática e educativa. Através dos ambientes nos quais elas crescem, as crianças podem desenvolver diversas habilidades, tanto motoras, quanto cognitivas, desde cedo.

A arquiteta Ayumi Sumikawa Mendes e o designer de interiores Arisson Souza, ambos da Pietá Interiores, destacam sete das principais tendências de 2018, que incluem quartos minimalistas e atemporais, que ajudam não só a criar decorações cheias de estilo, mas também econômicas a longo prazo. Confira todas as dicas!

 

Quartos atemporais

Foto: José Aldinan

Como montar uma decoração que possa durar a infância toda? É possível investir em móveis e objetos decorativos que vão acompanhar a criança desde bebê até sua pré-adolescência, fazendo apenas adaptações ao longo do tempo. Esta escolha faz com que o ambiente fique muito mais ‘clean’ e pode gerar uma grande economia no bolso dos pais. Aposte em um ambiente harmônico e acolhedor, sem temas muito infantis. Além disso, o mercado conta com uma série de opções de móveis multifuncionais, que podem ser adaptados ao longo do crescimento da criança, como berços que viram camas, por exemplo.

 

Cores neutras

Foto: José Aldinan

É importante que os quartos das crianças tenham cores, para ajudar no desenvolvimento e cognição, mas elas podem estar presentes muito mais em pequenos objetos e pequenos móveis, não necessariamente em paredes e pontos de destaque. Nesse estilo de decoração, a tendência é apostar em cores como o dourado e rosé, além do cinza e amarelo claros. Os tons neutros ajudam a trazer equilíbrio aos ambientes, sem comprometer ou ‘carregar’ demais a personalidade do quarto e sem deixar de ser um local estimulante para as crianças.

 

Minimalismo

Foto: Pinterest

O minimalismo na decoração tem como característica principal a praticidade e funcionalidade dos ambientes, seguindo a ideia de que menos é sempre mais. Os quartos infantis podem acabar sendo alvo de muitos excessos pelo fato dos pais, muitas vezes, não seguirem uma linha e acabarem enchendo o local de estímulos, temas e cores. Com o estilo minimalista, tudo que está dentro do quarto é útil de alguma forma e está sempre ‘à mão’, ou seja, de fácil acesso na hora que é necessário. O minimalismo pode ser facilmente aplicado em qualquer ambiente e é uma ótima opção para quem deseja economizar. Diferente de ‘clean’ ou neutro, o quarto minimalista pode apresentar diferentes cores, mas sem excessos.    

 

Texturas

Foto: José Aldinan

As texturas nas paredes estão muito em alta na decoração como um todo, incluindo os quartos infantis. Tanto papeis de parede texturizados, quanto desenhos criados nas paredes com outros materiais ou placas de MDF em formato de nuvens, árvores, etc… O importante é criar a sensação de uma dimensão extra às paredes, trazendo aconchego e até mesmo uma certa sofisticação, dependendo das cores, desenhos e materiais utilizados. Tudo vai depender do gosto dos pais, lembrando que este item da decoração não precisa ser, necessariamente, de temas infantis.

 

Figuras geométricas

Foto: Pinterest

A decoração geométrica tem ganhado bastante espaço, inclusive em quartos de bebês, tomando o lugar de temas provençais, Disney, entre outros. Os elementos geométricos podem surgir em diversos lugares: nas paredes, nos tecidos da cama ou berço, nos móveis e até mesmo nos quadros. No entanto, como em qualquer decoração, de qualquer tema, é bom saber dosar para que o quarto não fique muito ‘carregado’. A tendência serve para meninos e meninas de todas as idades e confere uma personalidade forte ao ambiente.

 

Temas: elementos da natureza

Foto: José Aldinan

Assim como as figuras geométricas, os temas animais têm ocupado bastante o lugar de decorações mais tradicionais. Seja de um animal específico, ou vários deles, criando um ‘clima safári’, os bichinhos ganham espaço nos quartos infantis não só como elementos decorativos, mas também educativos, já que ensinam os pequenos desde cedo a identificar os animais. Também podem estar presentes em todos os elementos do quarto, sendo muito comum encontrá-los nas paredes e objetos, assim como outros elementos da natureza, como nuvens e árvores.

 

Espaço aventura

Foto: Pinterest

Quarto ou playground? Os espaços de aventura dentro dos quartos são super importantes para ajudar no desenvolvimento motor dos pequenos. As instalações, desde que extremamente seguras, são uma ótima forma de fazer com que as crianças se exercitem, gastem suas energias e desenvolvam boa capacidade motora. Os espaços podem ter paredes de escalada, mezaninos que simulam casas na árvores, entre outras ideias, que estimulam a imaginação da criançada como se o quarto fosse um local cheio de possibilidades.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.