em

Ações incentivam população no combate ao vandalismo e pichações

Pessoas que passaram pela praça Barão do Rio Branco, próximo da Concha Acústica, se depararam com diversas ações sobre o combate ao vandalismo. As atividades, realizadas pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, alertaram a população sobre as pichações e a depredação do patrimônio público.

Segundo o Secretário de Segurança, Ary Lovato, a ação contou com mais de 100 guardas municipais, além da entrega de três mil panfletos na região central. O intuito, segundo ele, foi conscientizar a população sobre os problemas acarretados pelo vandalismo e pichações, assim como as sanções previstas aos infratores.

“São nos locais vandalizados e em más condições que o crime encontra as condições necessárias para crescer. Portanto, a conservação e limpeza do espaço público são passos essenciais na garantia e manutenção da segurança de toda a população”, afirma Lovato.

Penalidades

Multas por atos de vandalismo e danos ao patrimônio público da cidade poderão sofrer um aumento. Hoje a lei municipal prevê que pessoas que forem flagradas danificando placas, banheiros de praças e/ou realizando pichações poderão pagar uma multa de R$ 2,5 mil.

A intenção do prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, é de que esta penalidade suba para R$ 5 mil, podendo aumentar ainda mais em casos de reincidência. Um projeto de lei que altera o valor foi encaminhado, na última quarta-feira (15), para a Câmara Municipal de Ponta Grossa. O texto será submetido para a análise do Legislativo e depois seguirá para votação.

De acordo com o prefeito, o aumento é para conscientizar a população sobre este tipo de problema, além gerar uma economia aos cofres públicos que gastam para reparar os danos, dinheiro que poderia ser aplicado em outras benfeitorias da cidade.

“Nunca vi uma multa ser aplicada para estas pessoas. No entanto, se nós não mexermos no bolso do vândalo, não temos eficiência. Toda a comunidade e a administração sairá prejudicada, além disso vai deteriorar os recursos que as pessoas depositam com tributos”, ressaltou Rangel.

Denuncie

Pessoas que presenciarem qualquer arrombamento em unidades de saúde podem entrar em contato pelo telefone 153 ou 190. A identidade do denunciante será preservada.

 

Divulgação

Ação ocorreu na Concha Acústica e contou com 100 guardas municipais

 

Ação ocorreu na Concha Acústica e contou com 100 guardas municipais

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.