em

Ações ajudam no combate de doenças transmitidas pela água

A água é uma importante aliada para a saúde, principalmente, na questão da hidratação, no entanto, se não tratada da maneira correta, pode gerar uma série de doenças graves. As principais vítimas são pessoas que vivem na beira de arroios e que não possuem tratamento de esgoto adequado. Em Ponta Grossa, por exemplo, cerca de 500 famílias aguardam para serem retiradas de áreas impróprias para morar.

Mesmo que o Município tenha ficado em 7° lugar no Ranking do Saneamento, com ótimo índice de tratamento de água no país, ações visando a saúde e o meio ambiente, tem sido cada vez mais intensificadas na cidade. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) desenvolve três projetos de forma contínua no município.

Um deles tem o objetivo de combater as doenças de veiculação hídrica – transmitidas pela água contaminada – através de orientações sobre o descarte correto do lixo.

Ações são desenvolvidas para preservar a água e a saúde da população. Foto: Arquivo DC

“O projeto ‘Se Ligue na Rede’ é focado para comunidades que receberão a rede coletora de esgoto e foca na despoluição dos rios urbanos. Os moradores aprendem a destinar corretamente o esgoto, evitando a contaminação dos arroios e, por consequência, a contaminação por doenças”, explica Luciana Garcia, gestora de Educação Socioambiental da Sanepar em Ponta Grossa.

Atualmente, as equipes da empresa elaboram um trabalho que será realizado na casas dos moradores da Vila Ildemira e Jardim Planalto. “Esse trabalho será desenvolvido em paralelo com as obras de implantação da rede coletora de esgoto em que irá beneficiar 520 famílias da região. Elas receberão orientações sobre como preservar o arroio, sem jogar lixo ou canalizar o esgoto de forma irregular, ajudando então na eliminação de doenças por vermes”, ressalta.

Meio Ambiente

Outros dois projetos desenvolvidos pela Sanepar são voltados ao meio ambiente:  ‘Se Ligue nessa ideia sem óleo na rede’, uma ação voltada ao incentivo para a população descartar de forma correta o óleo de cozinha e a ‘Sustentabilidade da escola ao rio’, onde envolve escolas que se inserem nas bacias hidrográficas e ajudam a realizar um monitoramento da qualidade da água.

Aliada dos projetos, a Campanha da Fraternidade deste ano abordará os cuidados com o meio ambiente em parceria com a Prefeitura e a Sanepar. A intenção será trabalhar na conscientização sobre a importância da Bacia de Olarias, os cuidados com os arroios, rios, matas e áreas de lazer.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.