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Acidentes no Contorno Leste fizeram mais de 30 vítimas em 2020

Trecho entre a rotatória da UTFPR e o Cense registra maior parte dos acidentes na Rio Cavernoso. Foto: Fábio Matavelli

A morte do casal Marcos Felipe Krepel, de 26 anos, e Tatyane dos Santos Bee, de 16, ampliou estatísticas negativas do Contorno Leste, em Ponta Grossa. O trecho representado pela Rua Rio Cavernoso, que liga Neves/Uvaranas a Jardim Carvalho/Boa Vista, deixou 32 vítimas somente em 2020.

Os dados contemplam atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros e desconsideram ocorrências com suporte único do Samu, por exemplo.

Dentre os atendidos, somente três saíram ilesos. Os números mostram que seis pessoas tiveram ferimentos leves, 15 ferimentos graves sem risco de morte e quatro saíram do local do acidente com risco de morte.

Antes da morte de Marcos Felipe e Tatyane, outras duas pessoas haviam perdido a vida no mesmo trecho neste ano: um pedestre atropelado próximo da rotatória da UTFPR em 29 de fevereiro e um motorista envolvido em acidente no dia 15 de novembro.

Essa ocorrência foi registrada bem perto do Cense de Ponta Grossa – mesma região em que o casal perdeu a vida na terça-feira (8).

Esse é o trecho que mais causa preocupação nos moradores, que chegaram a protestar nesta semana reivindicando redutores de velocidade. O limite da Rua Rio Cavernoso é de 60 km/h entre a rotatória da UTFPR e o Cense. Depois, na área mais residencial do Neves, diminui para 40 km/h.

Porém, é perceptível que os limites não são respeitados por grande parte dos motoristas nos dois espaços. Essa é uma das razões para o número de acidentes ter triplicado ali em apenas dois anos.

AMTT projeta lombadas

Antes do acidente fatal que vitimou Marcos Felipe e Tatyane, pinturas leves na via já chamavam a atenção de quem trafega pela região. A demarcação foi realizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) e indicam a localização de duas lombadas que serão instaladas nas próximas semanas.

Ambas serão instaladas próximas ao Cense. Uma antes e outra logo depois. A medida pretende auxiliar na redução de velocidade de motoristas e motociclistas.

Via assessoria de imprensa, a AMTT informa que ainda não há data exata para instalação, pois há dependência da conclusão de outras demandas das equipes. Mas a obra está prevista no cronograma da Autarquia.

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