As paróquias de Ponta Grossa estão nos últimos preparativos para procissão de Corpus Christi. Na quinta-feira (31), ao todo 21 paróquias e mais 11 entidades participarão da tradicional procissão pelo centro da cidade de Ponta Grossa. A expectativa é de que 40 mil pessoas participem da procissão.
Esse ano a procissão terá como tema ‘Eucaristia, vocação e missão. Vida, esperança e salvação’. A ideia é que as paróquias trabalhem o tapete considerando a natureza missionária da Igreja. De acordo com o Padre Wagner Oliveira da Silva, da Paróquia São José, os tapetes também serão enfeitados com fotos. "Nós pedimos que as paróquias tirassem fotos das atividades pastorais e isso também será um enfeite na nossa confecção dos tapetes", conta. De acordo com Silva, a procissão está mantida e o agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito estarão auxiliando na sinalização da caminhada dos participantes. "Sabemos que por conta da paralisação dos caminhoneiros algumas paróquias terão que levar os materiais que puderem para as ruas. Mas não deixaremos de fazer a procissão", explica.
Cada paróquia ficou responsável em produzir os tapetes para quinta-feira (31). Na Paróquia São José, 16 sacos de serragem tingidos com corantes já estão prontos. "É recompensador poder ajudar a fazer os tapetes. É uma alegria para nós voluntários participar da procissão", conta José Ferreira, que ajuda a tingir a serragem há 25 anos.
Esse ano os paroquianos estarão arrecadando alimentos para serem destinados a instituições da cidade. Os pontos de coleta serão distribuídos ao longo da procissão. O ponto de partida é da frente do Asilo São Vicente de Paula e o percurso é de três quilômetros.