em

Quadra de Tênis do Lago de Olarias populariza o esporte em PG

Local caiu no gosto do público, enquanto quadra do Monteiro Lobato segue deteriorada

Imagem: José Aldinan/DC

A cidade de Ponta Grossa tem duas quadras públicas de tênis. A quadra mais recente, inaugurada em 2023, fica no Lago de Olarias. O outro espaço municipal para a prática deste esporte está localizado na Praça Monteiro Lobato, no Jardim Carvalho. As duas quadras de tênis passam por situações bastante distintas de uso por parte do público, popularidade e estado de conservação.

A quadra de tênis do Lago de Olarias é sucesso de público. Todos os dias, a partir das 16h, vários atletas de diferentes níveis se reúnem no espaço para dar raquetadas. Muitos destes tenistas estão no grupo “Tênis do Lago” do WhatsApp, que hoje já conta com 63 participantes assíduos.

“Em nosso grupo hoje estamos com 63 participantes, mas iniciamos com meia-dúzia”, afirma o contador Cornélio Ribeiro, de 55 anos, um dos atletas que frequentam o espaço. Segundo ele, a presença da quadra de tênis, bem como de outros esportes, ajuda jovens a ficar longe das drogas e outros problemas urbanos.

“O esporte além de nos proporcionar qualidade de vida, traz novas amizades e nos divertimos muito”, diz ele. Ribeiro também narra o caso de um dos atletas, que é autodidata no esporte e tem origem humilde. Ele recebeu doações de raquetes e calçados adequados dos colegas do grupo. O adolescente de 16 anos é sucesso entre os tenistas do Lago.

Quadra peculiar

A quadra do Lago de Olarias, no entanto, tem peculiaridades que levam a queixas dos atletas. O piso é de grama sintética, incomum para o tênis brasileiro, jogado principalmente em quadras de saibro ou concreto. A quadra também tem uma tela superior que atrapalha na dinâmica de alguns pontos, limitando a altura a qual a bola pode chegar.

O cercamento da quadra de Olarias também possui vãos maiores do que o diâmetro da bola de tênis (cerca de 6,5 cm). Por isso, é comum que as bolas ‘vazem’ pela cerca e parem na parte baixa do parque, obrigando os atletas a interromper o jogo para buscar bolinhas. Um banheiro nas proximidades da quadra e melhorias na iluminação também são reivindicações dos tenistas do Lago.

“Em nosso grupo tem alguns atletas que são pioneiros na utilização desta quadra, ou seja, estamos desde o início”, conta Ribeiro. Segundo ele, tenistas do grupo já ganharam torneios de clubes da cidade, “fruto do nosso treino diário”, relata. Além dos tenistas amadores, o projeto ‘Esporte de Base’, oferece aulas gratuitas de tênis com materiais e um profissional de Educação Física da Secretaria de Esportes, todas as sextas-feiras, das 9h às 11h. De acordo com a prefeitura, o projeto já atende mais de 20 crianças.

Quadra do Monteiro deteriorada

A quadra da praça Monteiro Lobato, no entanto, passa por uma realidade bem diferente. Com seu piso bastante deteriorado, sem rede e iluminação deficitária, jogar tênis no espaço público torna-se um desafio. É comum também que a quadra seja usada para outras atividades, como skate, patins, ciclismo, passeios com cães e outros. Até golzinhos de metal são utilizados para se jogar futebol no local.

A pintura das linhas da quadra é praticamente invisível, dificultando marcações de pontos e saques. Com apenas um poste de quatro lâmpadas em cada lado da quadra, a iluminação é insuficiente, dificultando a prática do tênis à noite. A prefeitura foi consultada sobre a manutenção do espaço, e disse estar viabilizando as ações necessárias.

“A Secretaria Municipal de Esportes tem ciência da atual situação da quadra de tênis situada no Parque Monteiro. No momento, há um processo de licitação em aberto para que a empresa vencedora possa fazer os devidos reparos e manutenção completa do local, tornando-o apto para práticas de atividades esportivas”, informou em nota à reportagem.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.