em

Prefeitura quer largar gestão do Ginásio Borell

Foto: Rodrigo Czekalski / Arquivo NBPG

A Prefeitura de Ponta Grossa quer largar definitivamente a administração do Ginásio Borell du Vernay, considerado casa do basquetebol no município. O Poder Executivo apresentou à Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza a doação do local por dez anos à Liga Desportiva de Ponta Grossa, entidade responsável pela coordenação do projeto Novo Basquete Ponta Grossa (NBPG).

Desde 1992 há um comodato entre as partes. Entretanto, o poder público não tem conseguido suprir as necessidades do espaço esportivo. “A manutenção desse imóvel é custosa para o Poder Executivo”, justifica a Prefeitura no documento que tramita na Câmara.

Por outro lado, a administração pública quer que a Liga dê garantias de que o Município vai poder usar o ginásio, sem custos, para no mínimo: seis horas semanais de treinamentos, um final de semana por mês, realização dos Jogos Estudantis (JEM e JEEM). Além disso, qualquer alienação do imóvel a terceiros necessita de ciência do Poder Executivo. Conforme parecer avaliativo, o Ginásio Borell tem valor estimado em R$ 6,4 milhões.

Em contrapartida, conforme a Liga Desportiva, a estrutura tem problemas de infiltração, elétricos, hidráulicos, de acessibilidade e na pintura. O espaço ainda necessita de troca de piso, de placar, de tabelas e de reformas em vestiários. A entidade também expõe necessidade de ampliação da segurança para evitar furtos e roubos e pede isenção do IPTU.

O processo de doação depende de aprovação do Poder Legislativo para ser efetivado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.