em

Ponta-grossense entra para a lista de melhores do planeta

Foto: José Aldinan / Arquivo DC

O tenista João Heraldo Tramontin, de Ponta Grossa, atingiu nesta semana um dos objetivos que traçava na modalidade. Aos 75 anos de idade, o ponta-grossense alcançou o Top 10 do Ranking Mundial Sênior 75+. O veterano competidor subiu cinco posições na mais recente atualização da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) e assumiu a 10ª posição, com 2.300 pontos.

O resultado que elevou a classificação de Tramontin foi obtida no torneio S700 de Brasília (DF), disputado entre os dias 9 e 13 de maio. Na capital federal, o representante de Ponta Grossa chegou à final e somou pontos suficientes para o Top 10.

O paranaense está empatado com o francês Coudassot, que aparece em nono. Quem permanece na ponta do ranking é o estadunidense Beautyman, com 3.800 pontos – 1,6 mil a mais do que Tramontin, que ostenta a marca de melhor brasileiro da categoria e o segundo melhor entre os sul-americanos.

Tramontin tem cerca de 400 troféus em casa, em Ponta Grossa. Foto: José Aldinan / Arquivo DC

Para se ter uma dimensão da ascensão de João Tramontin no Ranking Intercional, ele ocupava a 44ª posição em 23 de agosto do ano passado, data em que disse ao DC, em entrevista, que buscaria um lugar entre os dez melhores do mundo. Na época tinha 1.600 pontos acumulados e era o segundo principal brasileiro. Quase nove meses depois, dito e feito.

“O ano passado foi muito bom. Tive a oportunidade de ganhar os cinco torneios ITF do Brasil”, frisa o agora Top 10 do Mundo.

Ir além…

O próximo desafio de Tramontin deve ser fora do país. Ele está programando viagem para Lima, no Peru, onde ocorre no próximo mês o torneio mais graduado da América Latina: o S1000. Um bom resultado em Lima pode colocar o ponta-grossense entre os cinco principais nomes do circuito internacional.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.