O corte de despesas promovido pela administração municipal atingiu em cheio o esporte de rendimento de Ponta Grossa. A cidade não vai ter representantes nas principais competições do estado do Paraná: os Jogos Abertos e os Jogos da Juventude. A informação foi confirmada pelo secretário da pasta, Marco Raasch, em entrevista à Rádio Clube Pontagrossense.
- Attilio Motti, de PG, é o vencedor absoluto de etapa do Paranaense
- Circuito 2022 da Corrida na Roça tem calendário definido
De acordo com Raasch, não há verba disponível para custear a participação de Ponta Grossa nas diferentes modalidade esportivas. É uma desistência inédita, principalmente ao considerar o porte do município que está abrindo mão de competições que fomentam o esporte de rendimento.
Ponta Grossa já vinha jogando o esporte para escanteio desde o ano passado, quando deixou a cargo de parceria com associações a representatividade em diversas modalidades. Toda a parte técnica ficou a cargo dos grupos interessados, enquanto a administração pública fornecia material e local de treino.
Algumas dessas associações parceiras, ao serem comunicadas sobre a desistência de Ponta Grossa dos Jogos Abertos e da Juventude, cogitaram arcar com todos os custos de participação nos eventos, mas esta condição está negada.
JEM não deve acontecer
Previstos em Lei Municipal, os Jogos Estudantis Municipais (JEM) não devem ser realizados em 2022. A secretaria de Esportes usa a pandemia de covid-19 como principal motivação para o provável cancelamento. “Como não teve o Carnaval, não é possível ter o JEM”, disse o secretário Marco Raasch. Este será o terceiro ano seguido sem a realização do evento esportivo que acumula 35 edições em Ponta Grossa.