em

PG poderá implantar “Lei Vini Jr.”, de combate ao racismo no esporte

Assim como Curitiba e o Estado do Rio de Janeiro, Ponta Grossa também poderá implantar a “Lei Vini Jr.”. O Projeto de Lei 463/2023, de autoria do vereador Dr. Erick Camargo (PSDB), institui uma Política Municipal de Combate ao Racismo nos estádios, ginásios e arenas esportivas, públicas e privadas.

Lula cobra providências da Fifa sobre racismo contra Vinícius Junior

O PL foi protocolado na Câmara no último dia 20, quando se comemora o Dia da Consciência Negra e ainda não tem data para ser colocado em votação.

O PL prevê a divulgação e realização de campanhas educativas nos períodos de intervalo ou que antecedam os eventos esportivos; propagação de meios para atender vítimas de racismo; interrupção de partidas em andamento caso haja conduta racista de qualquer pessoa presente; capacitação continuada de funcionários e prestadores de serviço que atuam no esporte sobre as condutas combatidas pela Lei Vini Jr. A matéria do vereador também cria o Protocolo de Combate ao Racismo, que define as medidas que devem ser tomadas pelos organizadores e autoridades.

Na justificativa do projeto, o vereador destaca que entre janeiro e outubro de 2022 foram registrados no Paraná 2.271 boletins de ocorrência por racismo ou injúria racial – número 138% maior que o notificado no mesmo período de 2021.

Curitiba

Na capital do Estado, projeto semelhante foi aprovado pela Câmara no Dia da Consciência Negra. O nome da Lei é uma referência ao jogador da Seleção Brasileira e do Real Madrid, alvo constante de racismo no Campeonato Espanhol.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.