em

Operário encara confronto direto para se afastar do ‘Z4’

Foto: André Jonsson / OFEC / Arquivo

O Operário precisa vencer, fora de casa, a Ponte Preta, em confronto direto na parte inferior da tabela, para não amargar pela primeira vez o ‘Z4’ na Série B 2022.  Uma derrota na partida deste sábado, às 19h, no Estádio Moisés Lucarelli, tende a derrubar o Fantasma para o grupo dos quatro últimos colocados.

Além desse ingrediente dramático, a partida contra a Ponte Preta, em Campinas, marca a reestreia do técnico Matheus Costa pelo Operário. Ele foi o escolhido pela diretoria para substituir Claudinei Oliveira, que não teve bom desempenho na segunda metade do primeiro turno. Nesse período, o alvinegro só venceu Chapecoense e Guarani.

Costa chegou a Vila Oficinas com sinal positivo dos jogadores que trabalharam com ele na passagem anterior. Na apresentação, o treinador elogiou o elenco que tem em mãos, mas usou a palavra ‘coletividade’ como peça chave para a retomada do Fantasma na Série B.

“Temos exemplos nesta Série B de equipes que individualmente não têm o mesmo patamar do Operário, mas que coletivamente estão indo muito bem”, disse o técnico, que também falou: “o grande desafio é fazer com que esse grupo entenda que o coletivo é muito mais forte que o individual”.

A tendência é que Matheus Costa não faça tantas mudanças na espinha dorsal da equipe. Na passagem anterior, uma das marcas do treinador foi o uso do esquema com três atacantes, explorando as pontas do campo.

Classificação

O Operário iniciou a rodada na porta da zona de rebaixamento. É o 16° colocado, com 21 pontos. Pode ser ultrapassado neste sábado (30) pelo CSA, que está logo atrás, com 20, e recebe o Ituano a partir das 20h30.

Já a Ponte Preta está imediatamente à frente do Fantasma. A Macaca ocupa a 15ª posição, com 22 pontos.

Operário confirma contratação de volante do Grêmio

Campeão da Libertadores da América em 2017 pelo Grêmio, o volante Michel desembarca em Ponta Grossa para assinar contrato com o Operário. O atleta de 32 anos disputou 114 partidas com a equipe gremista, sendo eleito Bola de Prata Placar/ESPN como melhor volante do Campeonato Brasileiro há cinco anos. Naquela eleição, o melhor goleiro foi Vanderlei, que também está em Vila Oficinas.

Considerado pelo Fantasma como jogador polivalente, Michel pode atuar como volante, zagueiro e lateral. Quando esteve emprestado ao Fortaleza, de Rogério Ceni, atuava no miolo de zaga, por exemplo.

Além desses clubes, Michel passou por Atlético Goianiense, Novorizontino e Vasco. Em 2016, pela equipe goiana, foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.

Um ano sem jogar

Michel não disputa partidas oficiais desde o dia 3 de julho de 2021, quando estava emprestado ao Vasco. De lá para cá, o volante passou por mais de um procedimento cirúrgico no joelho esquerdo, o que impediu uma sequência de jogos.

No Grêmio, Michel não vinha sendo usado pelo técnico Roger Machado e estava apenas treinando no clube gaúcho.

Ficha Técnica

Ponte Preta: Caíque França; Thiago Oliveira, Fábio Sanches e Artur; Igor Formiga, Felipe Amaral, Léo Naldi, Fessin e Jean Carlos (Mateus Silva); Nicolas e Leandro Barcia (Da Silva). Técnico: Hélio dos Anjos

Operário: Vanderlei; Arnaldo, Thales, Reniê e Raphinha; Ricardinho, Tomás Bastos e Giovanni Pavani; Paulo Victor (Felipe Saraiva), Silvinho e Paulo Sérgio (Júnior Brandão). Técnico: Matheus Costa

Data/Horário: 30/07/2022 (sábado), às 19h
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima (MG) auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG) | VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.