em

Operário e Criciúma: Fantasma corre risco de entrar no ‘Z4’

Marcelo, do Operário, e jogador do Criciúma
Operário venceu o Criciúma em 2019 pela Série B. Foto: José Tramontin / Arquivo OFEC

O Operário Ferroviário precisa vencer o Criciúma, neste sábado (7), a partir das 16h30, no Estádio Germano Krüger, para afastar a chance de entrar pela primeira vez na zona de rebaixamento da Série B 2022. Com cinco pontos, o Fantasma só supera Londrina e Tombense, que estão no ‘Z4’, pelos critérios de desempate.

Com a colocação de partidas em dia ao longo da semana, a Série B teve mudanças na classificação e o Operário acabou caindo para o 15° lugar. Estão com os mesmos cinco pontos do Alvinegro: Sampaio Corrêa (14°), Guarani (16°), Londrina (17°) e Tombense (18°). Os dois últimos são Vila Nova, com quatro, e CRB, com apenas um.

O lanterna alagoano é o único que não tem como ultrapassar o Fantasma nesta rodada. Já o Londrina, que jogou e perdeu na última terça-feira, só ultrapassa se o Operário perder para o Criciúma por mais de três gols de diferença.

Caso tropece no time catarinense dentro de casa, a equipe alvinegra vai precisar secar dois dos adversários diretos. São eles: Guarani, Tombense e Vila Nova.

Parte de cima

Ao falar de zona de rebaixamento, o cenário parece péssimo. No entanto, caso cumpra o dever de casa neste final de semana, o Operário pode finalizar a sexta rodada na parte superior da classificação.

Se chegar aos oito pontos, o Fantasma vai igualar a pontuação de clubes que estão atualmente à beira do ‘G4’. A tendência é que a equipe suba de cinco a sete posições.

Escalações

Depois de descansar mais de meio time contra o Sampaio Corrêa, o técnico Claudinei Oliveira deve retomar a escalação com atletas que enfrentaram o Grêmio há mais de uma semana. Daquela escalação, está ausente o meio-campista Fernando Neto, que se recupera de lesão.

Marcelo, Ricardinho e Tomás Bastos brigam por duas vagas no meio. Na frente, o treinador tem opções como Thomaz Santos, Felipe Garcia e Saraiva. No entanto, Silvinho tende a ganhar espaço. Ele entrou bem na partida no Maranhão e começa a brigar pela titularidade.

Do outro lado, Cláudio Tencati não perdeu jogadores por suspensão após empatar no meio de semana com o CSA, em Alagoas. O meia Marquinhos Gabriel, um dos principais nomes do elenco, ficou de fora da última partida por questões pessoais.

O Criciúma conta com o artilheiro da Série B 2022 e ele não é atacante. O lateral esquerdo Marcelo Hermes marcou os quatro gols do clube na competição e vai necessitar de atenção especial do sistema defensivo alvinegro.

Ficha Técnica

Operário: Vanderlei; Arnaldo, Thales, Reniê e Fabiano; André Lima, Ricardinho (Tomás Bastos), Marcelo e Reina; Thomaz Santos (Silvinho) e Paulo Sérgio. Técnico: Claudinei Oliveira

Criciúma: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Zé Marcos e Marcelo Hermes; Léo Costa, Arilson e Marquinhos Gabriel (Thiago Alagoano); Rafael Bilu, Negueba e Fellipe Mateus. Técnico: Cláudio Tencati

Data/Horário: 07/05/2022 (sábado), às 16h30
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem: Marielson Alves Silva (BA) auxiliado por Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Luanderson Lima dos Santos (BA) | VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.