em

Com gol contra e de ex-Guarani, Operário assume a vice-liderança

Jogadores do Fantasma comemoram o primeiro gol da partida, que foi contra. Foto: André Jonsson / OFEC

O Operário Ferroviário conquistou neste sábado (16) a primeira vitória na Série B 2022. No primeiro compromisso em Ponta Grossa, o Fantasma não decepcionou o torcedor e venceu a Ponte Preta por 2 a 0. Pode-se dizer que os gols alvinegros foram negativamente marcantes para a Macaca: Bernardo fez um ‘golaço’ contra, enquanto Thales, que jogava pelo maior rival da Ponte, completou o placar.

Com o resultado, o Operário assume provisoriamente a vice-liderança da Série B. Iguala os quatro pontos da Chapecoense, mas vence os catarinenses no saldo de gols. A liderança é do Bahia, com seis. Já a equipe de Campinas está na 15ª posição com um ponto somado e corre risco de entrar na zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, o Fantasma visita o Náutico, no Estádio dos Aflitos. O confronto em Recife (PE) está agendado para domingo (24), às 16h. Já a Ponte recebe o CRB, sábado (23), também às 16h.

O jogo

Com o objetivo de aprimorar a parte tática da equipe, o técnico Claudinei Oliveira não fez mudanças na escalação do Operário. A decisão deu certo. Com bastante movimentação no meio e mais aproximação dos jogadores de intermediária com os atacantes, o Fantasma foi mais incisivo no Germano Krüger.

Paulo Sérgio desperdiçou boa oportunidade nos minutos iniciais. O chute cruzado saiu à direita de Caíque França.

Não demorou para a abertura do placar e foi de um jeito um tanto quanto bizarro. Reina acionou Thomaz Santos de frente para o gol, mas o atacante do Fantasma errou o domínio e a bola subiu um pouco. Na tentativa de afastar, Bernardo, da Ponte, acertou a bola em movimento de carretilha/chaleira e encobriu o goleiro Caíque França.

A Macaca tentou responder por cima. De cabeça, Fabrício quase empatou. No lado oposto, o Operário permanecia com intensa movimentação. Thomaz Santos driblou, deixou Bernardo no chão e finalizou. Caíque França abafou o chute no canto direito.

2º tempo

Com duas mudanças, a Ponte voltou melhor. O Fantasma passou a ter dificuldade de segurar a posse de bola no meio e o adversário foi crescendo no jogo. Para suprir o desgaste, Claudinei Oliveira colocou Lucas Mendes, Ricardinho e Felipe Saraiva. Mesmo assim, os visitantes chegaram com perigo: Léo Naldi limpou o lance no canto da área, bateu forte e viu a bola estourar no travessão.

A resposta alvinegra foi imediata e com gol. Felipe Saraiva fez boa jogada individual e cruzou rasteiro para o meio da área. O zagueiro Thales, ex-Guarani, desviou e a bola morreu no fundo do gol: 2 a 0.

Em situação confortável, o Fantasma teve a oportunidade de diminuir a intensidade ofensiva e proteger o sistema defensivo. Enquanto isso, o banco de reservas da Macaca discutia com a arbitragem, reclama de impedimentos, faltas e de um possível pênalti. O preparador de goleiro Lauro e o meio-campista Moisés Ribeiro foram expulsos no banco. Nada que revertesse o cenário do jogo em Vila Oficinas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.