Menu
em

CBF pode adiar início da Série C do Brasileiro

Taça da Série C do Campeonato Brasileiro em fundo preto

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

A ansiedade do torcedor do Operário Ferroviário pela tabela de jogos da Série C do Campeonato Brasileiro deve acabar nesta sexta-feira (3). Essa é a data confirmada pela CBF para o Arbitral da Terceira Divisão Nacional, que vai reunir os 20 representantes de clubes da competição. O encontro, que vai ocorrer no modelo virtual, tem como principais objetivos determinar as diretrizes do certame, o formato de disputa e a tabela.

O problema é que o Arbitral vai ocorrer com cerca de duas semanas de atraso. Assim, caso cumpra o Estatuto do Torcedor – que determina intervalo mínimo de 60 dias entre a divulgação do regulamento e o início da competição, a CBF vai adiar a abertura da Série C 2023 para o início de maio, provavelmente para o dia 06/05 (sábado).

Inicialmente, o calendário da Confederação previa a primeira rodada para o final de semana do dia 22 de abril. É com esse planejamento que os clubes trabalham desde o final do ano passado, inclusive em relação ao término de contrato dos jogadores.

Um possível (e provável) adiamento vai deixar boa parte das 20 equipes sem jogos oficiais por cerca de um mês – exceção seriam os times que avançassem mais à frente na Copa do Brasil.

O hiato de partidas ocorreria no intervalo entre os Estaduais e o início da Terceira Divisão. Por exemplo, o Campeonato Paranaense termina em 9 de abril, mas o Operário só entraria em campo pela Série C no início de maio. Esse intervalo de cerca de 28 dias considera o Fantasma como finalista do Estadual. No entanto, se parar na semi, o Alvinegro se despediria ainda no dia 26 de março. Já as quartas de final terminam no próximo dia 11.

Dá para prolongar o Estadual?

A resposta no momento é não. Considerando o Athletico, por exemplo, como candidato à decisão do Paranaense, ele precisa terminar sua campanha no Estadual até 9 de abril. Isso porque a Série A do Brasileiro – que teve tabela definida no prazo normal – vai começar no final de semana seguinte: 16 de abril.

Série C

A tendência é que a Série C mantenha o formato de disputa dos últimos anos. Todos os 20 times se enfrentam em 19 rodadas na primeira fase. Os quatro últimos são rebaixados para a Série D e os oito melhores avançam e são divididos em dois quadrangulares.

As equipes se enfrentam dentro dos grupos em turno e returno. Os dois clubes de cada grupo que somarem mais pontos garantem o acesso à Série B. O primeiro colocado de cada chave ainda se garante na disputa do título.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile