em

A vida dedicada ao Taekwondo de Jefferson Machado

Grão-Mestre ponta-grossense dedica sua vida ao ensinamento do Taekwondo e ao aprimoramento dos estudos e da prática da arte marcial

Praticar e ensinar o caminho para atingir a excelência: é o que norteia a vida de Jefferson Machado. Neste especial, o Diário dos Campos e Portal DCmais conta a história do Grão-Mestre de Taekwondo, que é um dos grandes nomes da arte marcial em Ponta Grossa e se destaca por uma trajetória marcada pelo amadurecimento, dedicação e aperfeiçoamento da práticas em sua vida.

Jefferson Machado e o Taekwondo

Jefferson Machado nasceu em Ponta Grossa no dia 25 de novembro de 1973.  Por volta de seus nove anos de idade, iniciou a prática do Taekwondo. “Me interessei pela arte marcial porque tinha muitos problemas de brigas na escola e na época meu pai queria que eu praticasse uma atividade que ajudasse a me defender. Ele achava que isso seria bom, dentro do conhecimento dele, me colocar numa arte marcial para, de repente, não deixar os meninos me baterem mais. Foi por isso que acabei entrando para a arte marcial”, recordou.

Em 1995, se tornou Faixa Preta e começou dar aulas de Taekwondo para crianças e adultos. Ele contou que na época não tinham muitas competições, como vieram a existir posteriormente. O cenário fez com que, ao invés de seguir uma trajetória esportiva, ele focasse mais em aprofundar seus estudos acerca da arte marcial. O que começou como uma estratégia de defesa pessoal amadureceu para um estilo de vida que busca o melhor a cada dia, para si e para a sociedade à sua volta.

Graduação

Em 2023, Jefferson Machado conquistou o título de Grão-Mestre 7º DAN em Taekwondo, nível de graduação obtida quando se atinge o domínio das técnicas e da prática da arte marcial. São poucos que atingiram essa graduação na prática do Taekwondo paranaense.

“Para mim foi a realização de um sonho. Talvez lá no passado isso não passasse pela minha cabeça, mas é algo que foi amadurecendo com o tempo e para mim é uma honra ter feito o exame de faixa para 7º DAN”, expressou. “Quero continuar trabalhando, mostrando aos jovens o que aprendi e assim contribuir para termos uma sociedade um pouco mais justa e saudável, no âmbito físico e psicológico”, completou.

O Grão-Mestre também criou o curso ‘Alfabeto Coreano’, que é voltado para aulas de Taekwondo. Em julho deste ano, esteve por 27 dias na Coreia do Sul para participar do Curso Internacional Kukkiwon, que concede o certificado oficial e internacional dos Mestres e Instrutores de Taekwondo. Ele também participou do Campeonato Mundial Hanmadang.

“A Coreia foi um divisor de águas na mudança de algumas formas de pensar. Para mim foi uma experiência fantástica, é um povo muito coletivista, muito diferente do nosso, mas temos um caminho a trilhar. Temos tudo para ser uma nação de excelência, mas isso depende de nós, das nossas atitudes no dia a dia” relata, com pensamento positivo.

Trabalhos

Jefferson se formou em Direito no ano de 2016 pela Faculdade Unopar de Ponta Grossa. Também é pós-graduado em Psicanálise, pela Escola Pontagrossense de Psicanálise, pesquisador, palestrante e autor. Escreveu obras como ‘Introdução ao Taekwondo’, de 2014; ‘Um dia a Mais, um dia a Menos, eis a Questão’, de 2019; e mais recente, em 2020, escreveu ‘Desejos Doentios de uma Mente Saudável’.

Hoje em dia, Jefferson Machado não exerce a profissão que se formou. Seus dias são dedicados a dar aulas de Taekwondo, pelo grupo Oriental Arts.

Cidadão Benemérito de Ponta Grossa

Por conta dos seus feitos no Taekwondo, Jefferson Machado deverá receber o Título de Cidadão Benemérito de Ponta Grossa. A honraria foi proposta pelo vereador Leandro Bianco e aprovada na Câmara de PG no último mês de setembro.

“Fiquei muito feliz e honrado com tal homenagem, penso que talvez isso seja um reconhecimento muito importante, e também para mostrar à sociedade o quão importante é a atividade marcial na vida do jovem, da criança, do adolescente, dos adultos e da terceira idade”, enfatizou. “Ponta Grossa representa minha casa, é onde nasci e onde preciso contribuir com os munícipes, trazendo aquilo que foi bom para mim e mostrando o que pode ser bom para eles”, finalizou.

Gincana PG 200 Anos

Esta reportagem integra conteúdo especial produzido pelo Diário dos Campos e portal DCmais, dentro da participação da 4ª Gincana Princesa em Festa, cumprindo a tarefa de “Escrever e ilustrar a história de 5 importantes ponta-grossenses”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.