Menu
em

Saiba como justificar ausência do voto nas eleições 2024

Imagem: Reprodução

Pessoas com 18 a 70 anos são obrigadas a votar nas eleições. Porém, caso estejam longe do domicílio eleitoral ou incapazes de votar, elas podem justificar a ausência do voto para permanecer regulares junto à Justiça Eleitoral, evitando multas e outras possíveis restrições.

Leia também: Juiz avisa: quem tumultuar as eleições em PG vai ser preso

Existem três formas para o eleitor justificar a sua ausência: comparecendo a um local de votação no dia da eleição; a partir do app e-Título ou ainda pelo site do TSE ou do TRE da sua região.

A justificativa presencial pode ser feita no dia da eleição em qualquer local de votação. Em PG, são 134 pontos disponíveis. Basta preencher o formulário de justificativa e entregar a um colaborador da eleição.

Pelo app e-Título, é possível justificar a ausência no dia da votação, usando o recursos de geolocalização do aplicativo. É também possível justificar posteriormente anexando os documentos que comprovam a ausência do domicílio eleitoral.

Pelo site do TSE ou dos TREs, é possível acessar uma plataforma, inserir dados pessoais e anexar o documento comprobatório da ausência. Porém, atenção: existe um prazo para quem decidir justificar após o dia da eleição.

Para a ausência do 1º turno, o prazo é até o dia 5 de dezembro. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile