Menu
em

Sergio Moro é eleito novo senador do Paraná

Moro teve mais de 33% dos votos, segundo a contagem obtida até as 20h20 deste domingo

Foto: Arquivo DC

O candidato Sérgio Moro (União Brasil) foi eleito o novo senador do Paraná. Ele vinha obtendo destaque em algumas pesquisas, mas muitos cenários ainda apontavam um empate técnico com o candidato Alvaro Dias (Podemos). Contrariando essas projeções, Moro ficou à frente com mais de 33%, enquanto que Alvaro Dias ficou em terceiro lugar, com cerca de 23%. Assumiu a segunda posição Paulo Martins (PL), que as pesquisas apontavam como terceiro lugar, e bem distante do primeiro lugar. Ele conquistou 29% dos votos.

Ganhou por comandar, entre março de 2014 e novembro de 2018, o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na Operação Lava Jato, envolvendo grande número de políticos, empreiteiros e empresas, como a Petrobras e a Odebrecht.

Em 2017, no âmbito dessa operação, condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, decisão que foi posteriormente anulada pelo colegiado do STF em 23 de junho de 2021, ratificando a Segunda Turma do tribunal que julgou Moro ter agido com parcialidade em relação ao ex-presidente Lula, e declarando, definitivamente, a suspeição do ex-magistrado no caso. Também o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas reconheceu a parcialidade de Moro, em abril de 2022.[6]

Em novembro de 2018, pediu exoneração da magistratura, após aceitar o convite do então presidente eleito Jair Bolsonaro para ser titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em 20 de novembro de 2018, foi nomeado para compor o Gabinete de Transição Governamental, e em 1° de janeiro de 2019 tomou posse como ministro da Justiça e Segurança Pública. Em 24 de abril de 2020, pediu demissão em entrevista coletiva, após exoneração do diretor-geral da Polícia Federal pelo presidente Jair Bolsonaro. Passou a atuar na iniciativa privada como advogado e consultor.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile