Menu
em

PG é a 2ª cidade do estado com mais denúncias eleitorais

Foto: Divulgação

Ponta Grossa é a segunda cidade do Paraná que mais registrou denúncias de ilícitos eleitorais, atrás apenas da capital Curitiba. As informações são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), que afirma que até a semana passada o estado contou com 1.193 denúncias pelo aplicativo Pardal. Em 2018, nas últimas eleições gerais, o estado recebeu 1.970 denúncias. 

Até o momento, as denúncias no Paraná referem-se à propaganda. Porém, o juiz membro da Corte do TRE-PR, Dr. Thiago Paiva dos Santos, lembra que é possível enviar qualquer tipo de irregularidade eleitoral, como compra de votos e outros crimes. 

“Os eleitores com um celular na mão têm uma arma poderosa para comunicar irregularidades durante e depois das eleições”, explica, ressaltando também que a Justiça Eleitoral, ao receber a demanda, encaminha ao juiz responsável pela zona eleitoral e ao Ministério Público.

Balanço

O município com o maior número de denúncias eleitorais é Curitiba, com 276 ocorrências. A seguir, está Ponta Grossa, com 87; Londrina, com 71; São José dos Pinhais, com 69; e Guarapuava, com 55.

“Em locais com disputas políticas intensas e mais propaganda eleitoral o número de denúncias costuma ser maior”, explica Santos.

Em todo o Brasil, foram mais de 16 mil denúncias. O aplicativo Pardal é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile