Menu
em

Maioria do eleitorado de PG conta com apenas ensino médio completo

Dados estatísticos do TSE mostram que o eleitorado de Ponta Grossa é mais escolarizado que o brasileiro, no geral

Imagem: Reprodução

A maior parte do eleitorado de PG conta com apenas o ensino médio completo de escolaridade; o público representa quase um terço (31,35%) de todos os eleitores de Ponta Grossa.

O levantamento foi feito pela reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais com base em dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em segundo lugar vêm aqueles que têm em seu currículo apenas o ensino fundamental incompleto (21,4%). Somados, ambos os públicos poderiam decidir uma eleição, já que totalizam mais da metade de todos os eleitores de Ponta Grossa – 52,76%, exatamente.

No recorte da escolaridade, o terceiro maior eleitorado da cidade é o de quem possui até ensino superior completo (14,65%). Na sequência, aparecem até ensino médio incompleto (12,83%), até fundamental completo (8,66%), até superior incompleto (8,01), quem sabe apenas ler e escrever (2,05%) e analfabetos (1,03%).

Esta ordem mantém-se a mesma que a das últimas eleições, tanto gerais (2018), quanto municipais (2020).

Variações

Das últimas eleições gerais, ocorridas em 2018, para estas de 2022, a faixa de escolaridade do eleitorado de PG que mais cresceu foi a de quem tem até ensino médio incompleto (+24%). O segundo maior destaque é do público com até superior incompleto (+12,9%) e o terceiro justamente de quem tem até ensino médio completo (+10,7%).

Na contramão, de 2018 para 2022 caíram as quantidades de eleitores locais que apenas leem e escrevem (-9,5%), são analfabetos (-6%), possuem até fundamental incompleto (-2,9%) e possuem até fundamental completo (-1,3%).

Brasil

Em todo o país a maior parte do eleitorado também possui até ensino médio completo, mas em menor proporção (26,31%). O segundo lugar também é formado por ensino fundamental incompleto (22,97%), mas o terceiro difere de Ponta Grossa, ficando à cargo de quem possui até ensino médio incompleto (16,65%). O ensino superior completo corresponde a 10,95% dos eleitores brasileiros.

Outra diferença entre a cidade e o país é que nacionalmente não são apenas duas faixas de escolaridade que podem definir a eleição, já que, juntas, elas somam pouco menos da metade do eleitorado – 49,28%.

Leia também: Eleitor pode tirar dúvidas sobre as eleições pelo WhatsApp

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile