em

Vídeo: Bolsonaro lança pedra fundamental da Escola de Sargentos do Exército

Pedra fundamental foi lançada ontem a 47 km de Recife, que disputava com Ponta Grossa e Santa Maria. Foto: Pedra fundamental foi lançada ontem a 47 km de Recife, que disputava com Ponta Grossa e Santa Maria

A Escola de Sargentos do Exército (ESE), que até então era chamada de Escola de Sargentos das Armas (ESA), não será em nenhuma das três cidades finalistas no processo de escolha promovido pelo Exército Brasileiro. Ficaram na final da disputa pelo investimento de R$ 1,5 bilhão na implantação da escola as cidades de Santa Maria (RS), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE). Ontem, no entanto, o presidente Jair Bolsonaro lançou a pedra fundamental da ESE em Paudalho, município com menos de 60 mil habitantes e que fica a 47 km da capital pernambucana.

O Alto Comando do Exército Brasileiro decidiu que a ESE seria em Recife. Mas no curso do processo a área disponibilizada para o empreendimento naquela capital apresentou entraves ambientais, o que chegou a despertar um resquício de esperança em Ponta Grossa, como chegou a externar a prefeita Elizabeth Schmidt durante uma entrevista no programa Nilson de Oliveira, na Rádio Mundi. Ontem, na cerimônia de lançamento da pedra fundamental, Bolsonaro lembrou que “outros dois estados disputaram, Rio Grande do Sul e Paraná, e a escolha apresentada pelo comandante [do Expercito] foi técnica”.

Presidente Jair Bolsonaro participa da cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da Nova Escola de Sargentos do Exército, no Recife (PE)

O presidente afirmou que era uma grande satisfação “como chefe supremo das Forças Armadas inaugurar as obras de uma grande e única escola de formação de sargentos do Exército. O Nordeste cada vez mais se apresenta para nós brasileiros como um local de berço de futuros sargentos do nosso Exército”. Acrescentou que “assim sendo, voltamos aqui aos berços do Exército Brasileiro, que data de 1648. Aqui, [onde haverá] a formação dos nossos futuros sargentos do Exército, bem como o curso de aperfeiçoamento dos mesmos. Ganha o Nordeste, ganha o Exército e, mais do que tudo, ganha o nosso Brasil com essa escola que nasce com tudo para ser uma das melhores do mundo”.

A nova Escola de Sargentos dará oportunidades para jovens que desejam seguir a carreira militar. Logo depois de lançar a pedra fundamental, Bolsonaro seguiu para o Ceará, para o lançamento da Força Tarefa das Águas, onde foram entregues 74 sistemas simplificados de abastecimento, para 15 municípios. Poços também foram inaugurados e ordens de serviço para outras obras foram assinadas. No total, as medidas devem levar água para mais de 80 mil cearenses.

Micro de Números

2.400-É o número de vagas que serão ofertadas pela Escola de Sargentos do Exército

LEIA NO DCMAIS SOBRE A ESA EM PONTA GROSSA: Alto do Comando do Exército Brasileiro está reunido. ESA é pauta198 anos: Ponta Grossa luta para conquistar a ESANova sede da ESA será em Recife“Ponta Grossa aprendeu nesse processo”, diz prefeita sobre ESAPG depende de tratativas com União e Estado para ter área que seria da ESA

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.