em

Veja os avanços da ciência contra o novo coronavírus em Ponta Grossa e no mundo

A equipe do Diário dos Campos selecionou sete boas notícias

Cientistas e profissionais da saúde de Ponta Grossa e do mundo avançam no combate contra o novo coronavírus. Em um trabalho de curadoria, o Diário dos Campos reuniu sete boas notícias. Confira:

1 – Ponta Grossa amplia uso de plasma

O Hospital Bom Jesus foi o pioneiro no uso do material que antes era trazido de Curitiba. À medida que a demanda pelo material se intensificou, a coleta começou a ser feita também em Ponta Grossa. Atualmente, o Hospital Geral Unimed também é um dos que faz uso do material. No tratamento, o plasma se mostra ineficiente em quadros muito tardios da doença, mas com resposta muito boa dos pacientes com complicação pulmonar e sistêmica, ainda leve ou moderada logo após a internação.

Fonte: Diário dos Campos. Publicado em: 24 de setembro. Para mais informações, clique aqui.

2- Paraná é o segundo estado com menor número de casos e óbitos de covid-19

O Paraná fica atrás apenas de Minas Gerais entre os estados brasileiros com o menor número de casos e de óbitos pela covid-19 por 100 mil habitantes. A taxa de incidência da doença na população paranaense foi de 1.477,4 casos por 100 mil habitantes. Já o de mortes é de 37,1 a cada 100 mil. Esses são os dados do Painel Coronavírus, do Ministério da Saúde, divulgados nesta semana.

Fonte: Agência Estadual de Notícias. Publicado em: 24 de setembro. Para mais informações, clique aqui.

3 – Brasil adere a aliança para aceleração da vacina contra a covid-19

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (24) a adesão ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility), ação administrada pela Aliança Gavi e a liberação de cerca de R$ 2,5 bilhões para viabilizar o ingresso do Brasil nesta iniciativa. Dessa forma, espera-se que o Brasil possa comprar imunizantes para garantir a proteção de 10% da população até o final de 2021, o que permite atender populações consideradas prioritárias.

Fonte: Agência Brasil. Publicado em: 24 de setembro. Para mais informações, clique aqui.

4 – China diz que OMS aprovou uso emergencial de vacina contra coronavírus

Conforme uma autoridade chinesa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse ao país que apoia e compreende a administração de vacinas contra coronavírus experimentais enquanto os testes clínicos ainda estão em andamento. A China lançou programa emergencial em julho.

Fonte: Agência Brasil. Publicado em: 25 de setembro. Para mais informações, clique aqui.

5 – Johnson & Johnson inicia fase final de testes de potencial vacina contra covid-19

A candidata à vacina contra o novo coronavírus produzida pela Johnson & Johnson, por meio de sua farmacêutica subsidiária Janssen, entrou na terceira e última fase de testes clínicos. Os testes de fase final estão sendo realizados em 60 mil voluntários de três continentes.

Fonte: Estadão Conteúdo. Publicado em: 23 de setembro. Para mais informações, clique aqui.

6 – Rússia registrará segunda vacina contra covid-19 até 15 de outubro

A Rússia espera registrar uma segunda vacina em potencial contra a Covid-19 até o dia 15 de outubro, disse a agência de notícias TASS citando o órgão regulador russo de segurança do consumidor Rospotrebnadzor. A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Vector, da Sibéria, que concluiu o estágio inicial de testes em humanos na semana passada.

Fonte: Agência Brasil. Publicado em: 22 de setembro.Para mais informações, clique aqui.

7 – China pode disponibilizar vacina para covid em novembro

A China pode ter uma vacina pronta para o público em novembro, disse a chefe de biossegurança do Centro de Controle de Doenças e Prevenção do país, Wu Guizhen. A especialista afirmou que os ensaios clínicos na fase 3 têm corrido bem.

Fonte: Estadão Conteúdo. Publicado em: 20 de setembro. Para mais informações, clique aqui.

Naiâne Jagnow é estudante do último ano de Jornalismo na Unisecal e estagiária regulamentada do Diário dos Campos. A produção deste conteúdo foi supervisionada pelo editor-chefe Walter Téle Menechinio

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.