em

Veja o que se sabe até o momento sobre a Operação Duplo Malte

Ponta Grossa foi alvo da operação que investiga desvios de malte de grandes cervejarias do Brasil nesta quarta-feira (4)

Imagem: Divulgação/13ªSDP

A Polícia Civil do Paraná investiga os responsáveis pelo desvio de malte de grandes cervejarias do Brasil. Em Ponta Grossa foram localizados sete caminhões com sinais de adulteração em um barracão situado no bairro Chapada, além de diversas outras peças de veículos. Durante a operação, um jovem de 18 anos, supostamente responsável pelo barracão, chegou ao local e foi preso em flagrante.

“Os veículos apreendidos foram enviados ao pátio da Polícia Civil para exames periciais. O rapaz, bem como os demais envolvidos na situação, responderão pelos crimes”, explica o delegado Derick Moura Jorge, da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa.

Divulgação/13ªSDP

Operação Duplo Malte

A ação da Polícia Civil do Paraná aconteceu simultaneamente em Ponta Grossa, Umuarama, Maringá, Alto Paraná, Contenda e Lapa. Ao todo foram presos três integrantes de organizações criminosas responsáveis pelo desvio de malte.

De acordo com a Polícia Civil, os indivíduos ainda foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Durante a ação, os policiais cumpriram 33 mandados de busca e apreenderam quantias de malte adulterado, munições, documentos, cinco armas de fogo, fichas com anotações de grandes cervejarias e R$ 6 mil.

Reprodução/WhatsApp

Dos 33 mandados, 16 foram cumpridos em Ponta Grossa. Ou seja, quase metade. Veja o vídeo gravado durante a operação em PG:

Divulgação/13ªSDP

Investigações

Durante as investigações de alta complexidade, três pessoas foram presas em flagrante. Os indivíduos desviavam o malte da empresa inicial e, antes de entregar para a indústria de destino, abatiam o produto, misturavam com palha e, posteriormente, revendiam o malte original.

O delegado da Polícia Civil do Paraná, Cássio Conceição, afirma que a investigação iniciou com o requerimento da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), em julho do ano passado, em que relataram que maltes das grandes cervejarias estavam sendo desviados, e, posteriormente, sendo misturados com outros produtos de baixa qualidade.

“Apreendemos uma quantidade de produtos em um local, provavelmente misturados. Estamos aguardando a perícia para comprovar”, comenta o delegado.

Conforme apurado, os integrantes das organizações criminosas atuavam nesta prática há alguns anos e ostentavam vidas de luxo, com carros esportivos e casas de alto padrão.

O diretor da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), Rodolpho Ramazzini, conta que receberam informações dos desvios. As cargas estariam sendo encaminhadas às cervejarias e trazendo risco à saúde dos consumidores com possível contaminação.

“Imediatamente informamos à Polícia Civil do Paraná, que desenvolveu uma ótima investigação. É uma ação importante para proteger as empresas nacionais e consumidores, além de desmantelar o grupo criminoso”, disse Ramazzini.

Informações: PCPR

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.