em

Veja avanços da ciência contra o coronavírus em Ponta Grossa e no mundo

Reuters/Dado Ruvic/Direitos Reservados

Por enquanto, o método mais eficaz no combate ao novo coronavírus ainda é a prevenção feita por meio do distanciamento social, os cuidados com a higienização das mãos e o uso de máscaras. Porém, cientistas e profissionais de saúde de Ponta Grossa e do mundo avançam na frente de batalha. Em um trabalho de curadoria, o Diário dos Campos reuniu quatro boas notícias. Confira:

1 – Quatro vacinas contra o novo coronavírus têm possibilidades de serem importadas ou produzidas no Paraná

Há a possibilidade de quatro vacinas serem importadas ou produzidas no Paraná. Os testes da vacina da China, conhecida como Sinovac, estão sendo coordenados pelo Hospital de Clínicas no Paraná.

O Governo do Paraná também assinou um memorando de intenções com o Governo da Rússia e, há duas semanas, aquele país compartilhou os resultados das pesquisas das fases 1 e 2 da vacina. Se tudo der certo com as análises e testes feito nos profissionais de saúde do Estado, as doses da vacina devem ser importadas já no início do ano que vem.

A terceira vacina prevista também é chinesa e se chama Sinopharm. Porém, não há previsão para a terceira fase dos testes no Paraná.

A quarta vacina com previsão para realização dos testes no Paraná é de um laboratório particular, do grupo Johnson & Johnson. Para essa, já há autorização da Anvisa para a realização dos testes, mas ainda falta a autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

Fonte: G1.

2 – Bom Jesus é pioneiro na utilização de plasma em pacientes com covid-19

O Hospital Bom Jesus foi a primeira unidade de saúde de Ponta Grossa a utilizar plasma convalescente no tratamento de pacientes com covid-19 em estado grave.

A iniciativa, após conversar com colegas de profissão, foi da médica Liliana Elias Pena Pilatti, especialista em Cardiologia, Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica.

A técnica, que vem sendo estudada pelo Hemepar de Curitiba desde maio, consiste em utilizar esse material para tratar pessoas que tenham sido contaminadas pelo novo coronavírus em estado de comprometimento pulmonar. Para saber mais, clique aqui.

Fonte: Diário dos Campos.

3 – Casos de covid estão se estabilizando no Brasil e nos EUA

A diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, afirmou que os casos do novo coronavírus estão se estabilizando no Brasil e nos Estados Unidos após “meses de disseminação implacável”.

“No entanto, esses dois países continuam a relatar a maioria dos novos casos de covid-19 em todo o mundo, um sinal claro de que a transmissão ainda está ativa”, ponderou.

Fonte: Estadão Conteúdo.

4 – Vacina da Pfizer/BioNTech pode estar pronta para aprovação em outubro

A vacina, desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e a BioNTech, contra o novo coronavírus pode ficar pronta para aprovação regulatória em meados de outubro, conforme afirmações do CEO e cofundador da BioNTech, Ugur Sahin. O planejado é fornecer 100 milhões de doses da sua candidata à vacina, a BNT162, até o fim do ano, e mais de 1,3 bilhões de doses até 2021.

Fonte: CNN.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.