em

Unidade da Cargill em Ponta Grossa vai ampliar produção em 30%

Estimativa é do diretor de Bioindustrial da Cargill na América do Sul, Rafael Simões

Foto: Divulgação

A Cargill, empresa multinacional do ramo de produção e processamento de alimentos, pretende ampliar uma de suas duas unidades de Ponta Grossa. As adequações devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano, resultando em mudanças práticas no processo produtivo a partir de 2023. Além de a iniciativa gerar novos empregos, a empresa estima que a produção deve ser ampliada em, pelo menos, 30% na unidade da Cargill em Ponta Grossa.

Cargill em Ponta Grossa

As informações foram repassadas pelo diretor de Bioindustrial da Cargill na América do Sul, Rafael Simões, a pedido do Diário dos Campos e portal dcmais. Como lembra Simões, em Ponta Grossa a Cargill trabalha em dois grandes segmentos de negócios: o processamento e a distribuição de grãos e o Bioindustrial. Os investimentos estão sendo direcionados para esse segundo setor, que é responsável pelo fornecimento de soluções para outras indústrias.

“No nosso negócio Bioindustrial de Ponta Grossa, a meta é ampliar a produção entre 30% e 35%. A ampliação está relacionada a algumas linhas específicas e deve gerar novos empregos, o que para a Cargill é um motivo de celebração. Estamos há mais de 50 anos na cidade e ela se tornou parte da nossa trajetória no Brasil”, afirma Simões.

Por questões estratégicas, a empresa não revela, até esse momento, qual é o montante investido. Mas o diretor explica que envolve diversas etapas, incluindo a aquisição de maquinário, ampliação da estrutura física e novas contratações previstas para este e o próximo ano.

Início

A maior parte dessas adequações deve ter início no segundo semestre de 2022, incluindo a parte burocrática e treinamentos da equipe. Simões afirma que, em 2023, já será possível iniciar a operação da área ampliada. Em relação a empregos, ele diz que serão feitas contratações na cidade e região, por enquanto sem arriscar números. A unidade que receberá ampliação tem, entre suas atividades, a produção de óleo degomado (óleo de soja puro, que resulta em derivados como maionese, óleo de cozinha, margarina e gordura vegetal) e farelo de soja.

Sustentável

A Unidade Bioindustrial em Ponta Grossa também iniciou a operação, no final de 2021, de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Segundo Rafael Simões, a medida é motivo de celebração para a empresa.

“Os efluentes estão sendo tratados na própria localidade, o que, além de trazer maior sustentabilidade para o negócio, também gerou uma redução nos custos com tratamento de efluente de 65% quando comparado ao sistema anterior. O volume tratado diariamente é de cerca de 80m³ e, com isso, já tratamos mais de 5.200m³ de efluentes desde novembro de 2021, quando ela começou a operar”, lembra.

150 anos de história

De acordo com sua página oficial, a Cargill possui 31 endereços de unidades instaladas pelo Brasil, em 10 diferentes segmentos de atuação. No Paraná, além de Ponta Grossa, a multinacional atual em Quatro Pontes, Toledo, Castro e Paranaguá. A empresa tem mais de 150 anos de história, iniciada no Minnesota (EUA), e que começou no Brasil em 1965.

Seus produtos e serviços se referem a agricultura, nutrição animal, produtos de consumo, alimentos e bebidas, beleza e cuidados pessoais, linha farmacêutica e bioindustrial, entre outros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.