no ,

Três colégios estaduais de Ponta Grossa retomam atividades

Alunos da escola municipal José Bonifácio visitaram instituição, na manhã de terça (13), após sete meses com aulas à distância. Foto: José Aldinan

Três colégios estaduais de Ponta Grossa já estão autorizados a retornar com atividades extracurriculares a partir da próxima semana. As instituições Professor José Gomes do Amaral, Maestro Bento Mossurunga e Nossa Senhora das Graças já estão aptas a oferecer novamente, a partir do dia 19 de outubro, aulas de reforço, atendimento especializado, cursos de idiomas, iniciação científica e atividades esportivas individuais para os alunos matriculados.

O retorno de algumas atividades se deu após publicação de medida do Governo do Estado em que autoriza algumas ações das escolas que já eram oferecidas no contraturno escolar. A retomada vale para rede estadual, municipal e também escolas privadas para turmas do Infantil (a partir dos 5 anos), Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Já as aulas presenciais continuam suspensas por tempo indeterminado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, as primeiras escolas estaduais de Ponta Grossa foram escolhidas de acordo com uma pesquisa realizada na própria comunidade para verificar o interesse dos pais em deixar que os filhos voltem a participar de algumas ações presenciais.

“Foi necessário verificar com as famílias e as comunidades. E com isso o Estado vai comprando todos os materiais necessários para receber os alunos, como máscaras, álcool em gel, entre outros. A partir da próxima semana, será divulgada uma nova lista com mais escolas que irão retomar com as atividades”, informou a assessoria de comunicação da pasta.

A decisão foi tomada com base em dados das secretarias estaduais da Saúde e da Educação e Esporte, e leva em conta a redução do risco epidemiológico, com queda de contágio, redução nos números de mortes e da ocupação dos leitos em hospitais. A proposta é oferecer reforço escolar e nivelamento, além de atividades de educação física, idiomas e artes, sempre seguindo rígidos protocolos sanitários.

Rede municipal

Mesmo que a medida do Estado inclua a rede municipal e privada, a Prefeitura de Ponta Grossa informou que, por enquanto, não há previsão de retorno de aulas ou qualquer outro tipo de atividade presencial na rede municipal.

“Seguem mantidas as aulas pelas redes sociais, além da entrega e retirada das atividades nas escolas. Por enquanto, não há previsão de retomada de qualquer atividade presencial”, informou a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação.

Buscando uma maneira de amenizar a distância entre alunos e escola, instituições de Ponta Grossa realizaram entrega de lembrancinhas em comemoração ao Dia das Crianças na última terça-feira (13) com a ‘Blitz da Saudade’.

Na escola municipal José Bonifácio, os presentes foram entregues para as crianças que permaneceram dentro do carro ou à distância para os pais que levaram os alunos a pé. “Nós temos aqui 420 alunos e tenho certeza que todos eles sentem falta da escola. O contato com os amigos é aqui e hoje pudemos ver a alegria que eles sentiram após sete meses longe”, destacou a diretora Laureci Terezinha Trzaskos de Souza.

Rede privada

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe), Osni Mongruel Júnior, informou que as instituições de ensino privadas irão se reunir nesta semana para analisar de que forma poderão retomar as atividades extracurriculares. Mongruel adiantou ainda que o retorno com algumas ações já havia sido pleiteado por muitos colégios.

“O retorno destas atividades era algo que já vínhamos pedindo, principalmente, alguns treinamentos esportivos funcionais e também atendimentos presenciais com psicólogos. Isso é fundamental no meu ponto de vista. A volta destas atividades, claro que com todos os cuidados necessários, é uma vitória para a educação. Cada escola terá liberdade para se preparar da melhor maneira possível, assim como foi a preparação para ofertar as aulas remotas”, apontou o presidente.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Ponta Grossa registra 37 novos casos de covid-19

Invest Paraná é indicada uma das melhores agências da América Latina