em

Projeto Eleitor do Futuro envolverá 3 mil alunos

Foto: Luiz Lacerda/CMPG

A edição 2022 do Projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido em parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral, e a Câmara Municipal de Ponta Grossa, foi lançada nesta terça-feira (19), em cerimônia no plenário da Câmara de Vereadores. Neste ano, o projeto reunirá cerca de três mil alunos com idade entre 12 a 15 anos de idade de 12 colégios públicos e particulares do município.


A juíza da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, Noeli Salete Tavares Reback, ressaltou a importância dos jovens ocupar os espaços, ao invés de negar a política. “Pelo projeto, vocês integrarão partidos, vão fazer convenções, escolher candidatos, lacrar urnas, vão receber o título de eleitor, decidir quem trabalhará no processo eleitoral, vão participar da totalização dos votos, enfim, de todo o processo. A intenção é que no futuro, quando vocês estiverem aptos a votar, o façam de maneira consciente, com um debate de ideias e respeito mútuo”, afirmou.


A prefeita Elizabeth Schmidt, por sua vez, destacou a importância da participação no processo democrático e ressaltou que sua eleição à prefeitura quebrou paradigmas. “Em quase 200 anos de história, fui a primeira mulher eleita prefeita da cidade e sofro muito preconceito – tanto de idade quanto de gênero – mas estou aqui porque o povo e Deus me deram esta missão, então sigo”, disse aos alunos. “Vocês precisam estar preparados para passar pelo mundo e fazer a diferença”, completou.


O objetivo do projeto é promover o exercício da cidadania entre crianças e adolescentes, por meio do envolvimento em questões políticas, sociais e jurídicas do exercício do voto. Neste sentido, o respeito pela diversidade de opiniões foi enfatizado pelo juiz titular da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Roberto Ribas Tavarnaro. “Vocês, jovens, são protagonistas neste processo para promover a diferença nos pequenos grupos de atuação”, frisou.


O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Filipe Chociai, e o vereador Geraldo Stocco – um dos autores do projeto Câmara Jovem, que também busca incentivar a participação de jovens e adolescentes na política – ressaltaram a importância da iniciativa.

Presenças


Participaram ainda do lançamento as magistradas Heloisa da Silva Krol Milak, Roberta Tavarnaro e Jurema Gomes; a promotora de Justiça Caroline Schaffka Teixeira de Sá; o advogado Jorge Sebastião Filho, presidente da OAB na cidade; o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto; o comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, general de Brigada Marcelo Goñes Sabbá de Alencar; representantes do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, entre outras lideranças.

LEIA NO DCMAIS: Eleições 2022: Ponta Grossa passa dos 246 mil eleitores aptos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.