em

Prefeitura de PG planeja venda de 30 imóveis públicos até 2024

Município pretende vender imóveis sem previsão de uso

Foto da fachada da prefeitura de Ponta Grossa em um dia ensolarado
(Foto: Arquivo DC)

A Prefeitura de Ponta Grossa realiza o levantamento de imóveis públicos que poderão ser alienados, como forma de obter recursos para pagamento de dívidas previdenciárias e de precatórios. O levantamento foi iniciado ainda em 2021. Conforme detalhado no Plano de Metas da atual gestão municipal (PDM 2021-2024), venda de 30 imóveis públicos deve ocorrer até 2024.

Venda de imóveis públicos

O documento informa que 12 imóveis do Município já foram listados como candidatos a venda, porque não serão utilizados para próprios públicos.

De acordo com a Prefeitura, o levantamento preliminar foi realizado pelo Departamento de Patrimônio, da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, mas ainda está na fase de planejamento.

“Não é possível apresentar uma estimativa de valores [que serão obtidos com a alienação de imóveis], uma vez que somente serão alienadas as áreas que não serão destinadas a instalações, programas ou espaços de uso público”, informou a assessoria de imprensa da prefeitura.

Ainda de acordo com o PDM 2021-2024, a projeção é de que, ainda neste ano, sejam listados mais 20 imóveis para possível venda, e que ocorra a alienação de 10 a cada ano, até 2024. “Essa é a projeção, embora o município trabalhe para que as ações planejadas sejam ainda mais ágeis e abrangentes”, acrescenta a prefeitura, fazendo supor que o número de imóveis possa ser maior, e que a venda ocorra em menos tempo.

12 imóveis

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais perguntou quais são os 12 imóveis listados até agora como possíveis alvos de alienação. O Município apenas informou que “atualmente os processos encontram-se em análise, para o planejamento da destinação dessas áreas”.

Imóvel está sem uso há anos

Reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais publicada no ano passado mencionou um dos imóveis municipais que está sem uso há cerca de sete anos, na área central de Ponta Grossa. O prédio em questão fica na esquina entre a Avenida Visconde de Taunay e a Rua Frederico Bahls. Foi sede da Banda Escola Lyra dos Campos e da Defesa Civil. Em outubro de 2021 o Município informou não ter previsão de novo uso para o espaço. Neste mês, a prefeitura informou que o local deve abrigar nova unidade cultural.

Desta mesma série de reportagens, leia também:

*Texto atualizado para inclusão de informação: a previsão de uso de imóvel abandonado há sete anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.